18 países se garantem no tiro esportivo olímpico pela Copa do Mundo

Aos 25 anos, o alemão Christian Reitz garantiu vaga para seu país na pistola de tiro rápido 25m / Foto: Lars Baron / Getty Images

Rio de Janeiro - Esporte que mais garantiu classificações para os Jogos Olímpicos até agora, o tiro esportivo segue carimbando passaportes para o Rio 2016. 
 
Mais 24 vagas Olímpicas foram confirmadas na quinta etapa da Copa do Mundo de 2015 do esporte, que terminou nesta segunda-feira (18), em Fort Benning, nos EUA. Os donos da casa foram os que mais garantiram vagas, com quatro classificações. Sérvia, Bulgária e Cazaquistão conquistaram duas vagas cada; com uma cada, Alemanha, Coreia do Sul, China Taipei, Cuba, Egito, França, Grécia, México, Índia, Japão, Mongólia, Portugal, Ucrânia e Turquia fecham a lista dos países que garantiram classificação Olímpica neste campeonato.
 
As vagas obtidas serão destinadas aos respectivos Comitês Olímpicos Nacionais, que decidirão junto com as confederações nacionais de tiro esportivo se vão utilizar a cota e quais atletas serão enviados para os Jogos. No esporte, cada país poderá ter até dois representantes por prova, e cada atleta só pode conquistar uma única vaga para seu país nos Jogos Rio 2016.
 
A disputa reuniu mais de 600 atletas, que representaram 76 países nas dez provas Olímpicas da competição. Quatro delas foram disputadas pelas mulheres: carabina de ar 10m, carabina três posições 50m, pistola de ar 10m e pistola 25m. Como a maioria das medalhistas em Fort Benning já havia conquistado uma vaga Olímpica, a maior parte das classificações ficou nas mãos de atletas que não subiram ao pódio nesta etapa da Copa do Mundo. Uma das exceções foi a búlgara Antoaneta Boneva, que conquistou um ouro (na carabina de ar 10m), uma prata e a vaga (na prova pistola 25m) para o seu país em Fort Benning.
 
“Estava em busca desta vaga desde o Mundial de 2014. Mas aqui é o meu lugar de sorte. Ano passado conquistei em Fort Benning minha primeira medalha de ouro em campeonatos mundiais e agora esse resultado... Eu realmente gosto muito daqui", afirmou Boneva, que competiu primeiro na pistola 25m e, por isso, garantiu a vaga para a Bulgária nesta prova, já que cada atleta só pode garantir uma vaga Olímpica para seu país.
 
As provas masculinas sinalizaram que um misto de tradição e juventude vão marcar as provas do tiro esportivo nos Jogos Rio 2016. Na final da pistola de tiro rápido 25m, o alemão Oliver Geis, 23 anos e líder do ranking mundial, deixou para trás o cubano Leuris Pupo, 38 anos e campeão Olímpico em Londres 2012. Mesmo derrotado, Pupo garantiu, além da medalha de prata, a vaga Olímpica para seu país na prova. A Alemanha também garantiu vaga no Rio 2016, mas com o terceiro colocado na prova Christian Reitz, já que o campeão Oliver Geis já havia conquistado uma vaga Olímpica no Mundial de 2014. 
 
“Como já havia garantido uma vaga Olímpico, não senti muita pressão pelo resultado, o que tornou as coisas um pouquinho mais fáceis para mim. Estou muito feliz de ter o meu colega Christian Reitz ao meu lado no pódio. Treinamos juntos todos os dias e conquistamos a segunda vaga Olímpica na prova para o nosso país, o que era o nosso objetivo", comemorou Oliver Geis ao final da prova.
 
Além da pistola de tiro rápido 25m, outras cinco provas Olímpicas foram disputadas pelos homens na competição: carabina de ar 10m, carabina três posições 50m, carabina deitado 50m, pistola de ar 10m, pistola 50m e pistola de tiro rápido 25m. Confira no site da federação do esporte o resultado de todas as provas da quinta etapa da Copa do Mundo.
 
Com o fim de mais essa etapa da Copa do Mundo de espingarda, o tiro esportivo já definiu o destino de 153 das 390 vagas Olímpicas para os Jogos Rio 2016. Disputada em abril, a primeira etapa de 2015 da Copa do Mundo de pistola e carabina de ar distribuiu 24 vagas. Outras 30 vagas tinham sido definidas em três etapas anteriores da Copa do Mundo espingarda, em Acapulco, Al Ain e Larnaca, todas neste ano. Em 2014, 64 vagas foram conquistadas no Campeonato Mundial e 11 foram distribuídas no Campeonato de Tiro das Américas.
 
Ao longo de 2015 ainda serão realizadas nove competições classificatórias de tiro esportivo, colocando em disputa 192 vagas Olímpicas. Das 45 vagas restantes, 12 serão definidas em 2016, nove são destinadas ao Brasil, país-sede dos Jogos, e 24 serão distribuídas por meio de convites.
 
A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.
 
Confira abaixo as vagas obtidas em cada prova:
 
Carabina de ar 10m masculino: Sérvia, Bulgária e Coreia do Sul
Carabina deitado 50m masculino: Estados Unidos e Índia
Carabina três posições 50m masculino: Cazaquistão e Japão
Pistola de ar 10m masculino: Portugal, Ucrânia e Turquia
Pistola de tiro rápido 25m masculino: Alemanha e Cuba
Pistola 50m masculino: Sérvia e Estados Unidos
Carabina de ar 10m feminino: Grécia, México e China Taipei
Carabina três posições 50m feminino: Estados Unidos e Cazaquistão
Pistola de ar 10m feminino: Mongólia, Estados Unidos e Egito
Pistola 25m feminino: Bulgária e França
 
Veja Também: