Evento-teste do tiro esportivo será uma das etapas da Copa do Mundo

 Felipe Wu, primeiro colocado no ranking mundial / Foto: Wander Roberto/COB Felipe Wu, primeiro colocado no ranking mundial / Foto: Wander Roberto/COB

Rio de Janeiro - A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo divulgou essa semana a lista com os 43 esportistas brasileiros que irão participar do evento teste da modalidade. Dez deles já estão classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começa em agosto desse ano. A última, das 11 vagas brasileiras, será decidida entre Bruno Heck, atleta da carabina, e Julio Almeida, da pistola. Os dois têm pontuações semelhantes no sistema elaborado pela CBTE. Quem obtiver os melhores resultados, somados às pontuações anteriores, estará nas olimpíadas. 
 
 
A competição será o grande teste antes dos jogos olímpicos no Centro Olímpico de Tiro, instalado no Complexo Deodoro. O evento será a segunda etapa da Copa do Mundo ISSF, e contará com 661 atletas representando 88 países de todo o mundo, e acumulando quase mil partidas. Serão distribuídas 15 medalhas de ouro, uma para cada modalidade.
 
As competições começam dia 16 de abril e seguem até o domingo, dia 24, quando será disputada a competição de Skeet (tiro ao prato). Todos os dias da Copa do Mundo devem sediar pelo menos uma final, segundo o regulamento. Todas as finais serão transmitidas ao vivo no site da ISSF e em Livestream. Depois das provas, os vídeos serão disponibilizados no youtube. 
 
Esta será uma oportunidade única para ver em ação cerca de 50 medalhistas olímpicos, sendo que 33 conquistaram medalhas nos Jogos de Londres 2012. O grande destaque será o coreano Jin Jongoh, detentor de cinco medalhas, três ouros e duas pratas. Os apaixonados pelo esporte também poderão ver os americanos Matthew Emmons, que compete nas provas de carabina e é dono de três medalhas olímpicas, sendo uma de cada cor; Vincent Hancock, atleta do tiro ao prato e atual bicampeão olímpico de skeet; as americanas Kimberly Rhode e Corey Cogdell; a francesa Celine Goberville, a ucraniana Olena Kostevych, a italiana Jessica Rossi, dentre outros. 
 
Destaque brasileiro - O público também irá conhecer de perto, o paulistano Felipe Wu, que conquistou a medalha de ouro na prova pistola de ar 10m, durante a última Copa do Mundo da Tailândia, em março passado. Na ocasião, Felipe Wu assegurou, pela primeira vez na história, a primeira colocação de um brasileiro no ranking mundial do tiro esportivo.
 
 
Modalidades do Evento-teste:
 
- 50m Pistol Men - Pistola 50m homens
- 10m Air Pistol Men - Pistola de ar 10m homens
- Trap Men - Fossa olímpica homens (Tiro ao Prato)
- Trap women - Fossa olímpica mulheres (Tiro ao Prato)
- 10m Air Rifle Men - Carabina de Ar homens
- 10m Air Rifle Women - Carabina de Ar mulheres
- Double Trap Men - Fossa Double homens (Tiro ao Prato)
- 25m Pistol Women - Pistola 25m mulheres
- 25m Rapid Fire Pistol Men - Pistola Tiro Rápido homens
- 50m Rifle 3 Positions Women - Carabina 3 Posições mulheres
- 10m Air Rifle Women - Carabina de Ar 10m mulheres
- 50m Rifle 3 Positions Men - Carabina 3 Posições homens
- 10m Air Rifle Men - Carabina de Ar 10m homens
- Skeet Women - Skeet mulheres (Tiro ao prato)
- Skeet Men - Skeet homens (Tiro ao prato)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook