A equipe militar de Tiro Esportivo está pronta para a disputa dos 5° Jogos Mundiais Militares

Bem estruturado treinado e com o suporte da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), o grupo de militares se prepara no estande, que fica no Complexo Nacional de Tiro, na Vila Militar, em Deodoro, Rio de Janeiro / Foto: Ronaldo GalvãoSão Paulo - Bem estruturado treinado e com o suporte da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), o grupo de militares se prepara no estande, que fica no Complexo Nacional de Tiro, na Vila Militar, em Deodoro, Rio de Janeiro. De acordo com o coordenador da seleção, Coronel José Roberto de Oliveira Drawanz, a equipe espera atingir um resultado expressivo e nunca antes conquistado.

"Nossa meta é um lugar no pódio. A expectativa por medalhas é boa. Como ganhamos quatro, no ano passado, no 45° Campeonato Mundial Militar, queremos ver se conseguimos cinco desta vez, número inédito para nós. Nossa equipe mais experiente é a de pistola masculina, que tem um bom tempo de tiro".

O Coronel Drawanz explica que o apoio dado Companhia Brasileira de Cartuchos é vital para o sucesso seleção brasileira militar de tiro. Ele detalha a crescimento do número de conquistas da equipe, que somente evoluiu depois da parceria.

"Em março de 2010, a CBC se colocou à disposição do Ministério da Defesa, para patrocinar a nossa equipe. Ela nos fornece munição e equipamentos importados. Com este auxílio, participamos do Campeonato Brasileiro de Tiro, do Campeonato Ibero-Americano, em El Salvador, do Campeonato Mundial, na Alemanha, onde fomos campeões mundiais na categoria Pistola fogo central, e do Campeonato das Américas, aqui no Brasil, em novembro de 2010, quando a Major Ana Luisa Melo conseguiu se classificar para a Olimpíada de Londres. Em seguida, disputamos o 45° Campeonato Mundial Militar e ganhamos uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze".

Depois de participar de várias competições fora do país, onde adquiriu experiência e competitividade, a seleção sentirá o calor do público brasileiro nos 5° Jogos Mundiais Militares, que serão disputados no Rio de Janeiro. O Tiro Esportivo terá quatro modalidades: pistola masculina 25m, com calibre 32, pistola feminina 25m, calibre 22, fuzil masculino 300m, e carabina feminina 50m.

Cada atleta participará de duas provas em seu tipo de arma. A premiação será por equipe, do primeiro ao terceiro lugar, e individual, da mesma forma.

Nos V Jogos Mundiais, a competição de Tiro será organizada de acordo com a Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) e com os regulamentos do CISM para o esporte. Serão disputadas 16 provas, sendo oito na categoria pistola, quatro na categoria fuzil e quatro na categoria carabina.

Os homens competem na pistola fogo central e na pistola de tiro rápido militar, além do fuzil rápido militar e o fuzil standard 3 posições, e as mulheres na pistola de tiro rápido militar e na pistola 25m, além da carabina 3 posições e carabina deitado. Todas as provas têm disputas individuais e por equipe. Na competição por equipe, somam-se os resultados de três atletas de cada país.