Brasil conquista 14 medalhas na Espanha

Na Pistola de Ar, ouro para o Brasil com Julio Almeida e 676.1 pontos / Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB

Espanha - Após 2 dias de competição, no Campeonato Iberoamericano de Tiro Esportivo, que está sendo disputado em Granada, na Espanha, o Brasil já ganhou 14 medalhas, sendo 8 individuais e 6 por equipes.
 
 No primeiro dia, terça-feira, foram 6 medalhas conquistadas. Na Carabina de Ar, para homens, Paulo Muller foi medalha de Bronze com 686.2 pontos, ficando atrás dos espanhóis Javier Sanchez, ouro, com 696 e Robert Gonzales, prata, 687.3. Na disputa por equipes, o time brasileiro formado por Muller, Bruno Lion e João Alberto Andrade, ficou com a prata. Os espanhóis levaram o ouro e, fechando o pódio, o trio argentino, com o bronze. 
 
Na Pistola de Ar, mulheres, a equipe brasileira formada por Cecilia Frej, Daniele Carvalho e Roberta Boldrini, ganhou o bronze. A Espanha foi ouro e a Venezuela levou a prata. Na prova mais disputada da terça-feira, Pistola Tiro Rápido, homens, foram mais 3 pódios para o Brasil. O ouro ficou com Leuris Pupo, de Cuba, campeão olímpico nos Jogos de Londres, e que confirmou sua ótima fase ao marcar 586 + 33 pontos. O brasileiro Emerson Duarte, com 579 + 32,  ficou com a prata, após uma equilibrada disputa com o cubano. Julio Almeida, também do Brasil, levou o bronze, 562 + 27. A equipe brasileira, formada por Emerson, Julio e Iosef Forma, ganhou a prata. O ouro foi para o time espanhol, com a equipe venezuelana levando o bronze.
 
Na manhã de quarta-feira, dia 10 de Outubro, mais 8 medalhas para a delegação brasileira, sendo duas de ouro. Na Pistola de Ar, ouro para o Brasil com Julio Almeida e 676.1 pontos. Miguel Carpena, Espanha, ganhou a prata, com 674.9, e João Costa, Portugal, levou o bronze, 674.7. Os atletas brasileiros Julio Almeida, Stenio Yamamoto e Felipe Wu, na competição por equipes, também levaram a medalha dourada, com a Espanha ficando com a prata e Portugal com o bronze.
Na prova Pistola 25m, mulheres, medalha de bronze, por equipes, com as atletas Daniele Carvalho, Rachel Silveira e Roberta Boldrini.
 
Mais tarde foram disputadas as 2 últimas provas do dia, Carabina Deitado, para homens e mulheres. Na competição masculina, medalha de prata com Leonardo Moreira, 702.8 pontos e bronze para Cassio Ripel, 703.5. O ouro ficou com o espanhol, Roberto Gonzales, 704.6 pontos. Entre as mulheres o Brasil levou o bronze, com Rosane Ewald ao marcar 587 pontos.
 
Com as 14 medalhas conquistadas, restando ainda 4 dias para o término da competição, o Brasil já obteve sua melhor participação nas 3 edições do evento. Durante o congresso técnico, que discutiu a sede da próxima edição do evento, o chefe da delegação brasileira, Paulo Guedes de Lima e Silva e administrador da CBTE – Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, atendeu à uma solicitação feita por seu colega argentino e abriu mão da candidatura brasileira. Desta forma, o plenário aprovou a cidade de Buenos Aires, como sede do IV Campeonato Iberoamericano de Tiro Esportivo, que será disputado em 2014. A competição prossegue até domingo, 14/10.