Brasil é bicampeão sul-americano de Tiro Esportivo
Buenos Aires - O Brasil conquistou o bicampeonato Sul-Americano de Tiro Esportivo, em competição disputada no último final de semana, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe verde e amarela trouxe na bagagem 44 medalhas, sendo 13 de ouro. Os donos da casa tiveram que se contentar com o segundo lugar no quadro de medalhas, seguidos pelo Chile, que terminou em terceiro.
O Brasil garantiu o bi-campeonato na tarde de domingo, dia 04 de Novembro, com a realização das últimas provas. A competição mostrou a franca evolução brasileira no esporte. A equipe verde e amarela somou 44 medalhas no Sul-Americano, sendo 29 individuais (13 de ouro), e 15 por equipes(9 de ouro).
Um dos destaques da competição veio das provas olímpicas de carabina, até então dominadas pela Argentina. Das cinco modalidades em disputa, os brasileiros venceram três. Na Carabina Deitado, o primeiro lugar foi de Leonardo Moreira; na Carabina de Ar, vitória de Paulo Muller e na Carabina 3 Posições, ouro para Bruno Heck. Bruno, que já havia ficado em primeiro lugar nos Campeonatos Hugo de Sá Campello e no Iberoamericano, competições internacionais disputadas há menos de 2 meses, solidificou sua supremacia continental na Carabina 3 Posições e planeja a conquista de uma vaga olímpica, para os Jogos do Rio de Janeiro. As primeiras vagas do tiro esportivo, para os Jogos de 2016, já estarão em disputa em 2014, com a realização do Campeonato Mundial, na Espanha e do Campeonato das Américas, na Guatemala.
Outros atletas também brilharam no campeonato ao venceram suas provas: Cibele Breide, Pistola 25m; Emerson Duarte, Pistola Tiro Rápido; Danielle Carvalho, Pistola de Ar; Felipe Wu, Pistola de Ar, categoria junior e Filipe Fuzaro, na Fossa Double.
O Campeonato Sulamericano de Tiro Esportivo foi a última competição internacional de 2012 a envolver as categorias Carabina, Pistola e Tiro ao Prato. A próxima edição do evento será em 2016, na cidade de Lima, Peru.