Europeus garantem 10 vagas no tiro para os Jogos Rio 2016

David Kostelecky, da República Tcheca, comemora o ouro e a classificação do seu país para os Jogos Rio 2016 / Foto: ISSF / Nicolo Zangirolami

Rio de Janeiro - Os atiradores europeus são os donos das dez vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016 que estavam em disputa na etapa de Al Ain da Copa do Mundo de Espingarda, encerrada no sábado (28), nos Emirados Árabes. A Itália conquistou quatro vagas, enquanto Chipre, Croácia, Dinamarca, República Tcheca, Rússia e San Marino terminaram o evento com uma cada.
 
As vagas obtidas serão destinadas aos respectivos Comitês Olímpicos Nacionais, que decidirão junto com as confederações nacionais de tiro esportivo se vão utilizar a cota e que atletas serão enviados para os Jogos. Cada país poderá ter até dois representantes por prova nos Jogos Rio 2016.
 
A competição contou com provas de tiro ao prato - fossa Olímpica, fossa double e skeet. Na fossa Olímpica feminina, a campeã Silvana Stanco, da Itália, e a vice Alessandra Perilli, de San Marino, carimbaram os passaportes de ambos os países. Entre os homens, as nações classificadas foram a República Tcheca, do vencedor David Kostelecky, campeão Olímpico em Pequim 2008, e a Croácia, do segundo colocado Josip Glasnovic.
 
“Conquistar a vaga Olímpica era a meta a ser alcançada aqui. Me sinto muito bem. Tenho 40 anos e nunca havia vencido uma etapa da Copa do Mundo. Achei que nunca fosse conseguir”, comentou Kostelecky.
 
Na fossa double, prova exclusivamente masculina, o russo Vasily Mosin, medalhista de bronze em Londres 2012, ganhou o ouro, superando o italiano Marco Innocenti na série final - os dois garantiram a participação de seus países nos Jogos Rio 2016.
 
“O primeiro passo para os Jogos Rio 2016 está dado. Comecei a me preparar para esta temporada no início de setembro. Tivemos um ótimo apoio da federação russa, treinamos no Chipre e chegamos muito bem em Acapulco, mas acho que não tive muita sorte lá. As coisas mudaram em Al Ain”, comemorou Mosin, de 42 anos.
 
No skeet, as mulheres italianas dominaram o pódio, com Diana Bacosi, Chiara Cainero e Katiuscia Spada, arrebatando as duas vagas Olímpicas em jogo. No masculino, o francês Anthony Terras levou o ouro, mas como o atirador já tinha conquistado uma vaga para seu país no mundial de 2014, o segundo e o terceiro colocados que se classificaram - a Dinamarca, de Jasper Hansen, e o Chipre, de Andreas Chasikos, repectivamente.
 
“Elas fizeram um ótimo trabalho. Conquistar três medalhas e as duas vagas Olímpicas é um feito extraordinário e provavelmente sem paralelos na história do nosso esporte”, elogiou o técnico da equipe feminina da Itália, Andrea Benelli, campeão Olímpico em Atenas 2004.
 
Com isso, 95 das 390 vagas do esporte para os Jogos Rio 2016 já têm dono - outras 64 tiveram seus destinos definidos no Campeonato Mundial, 11 foram distribuídas no Campeonato de Tiro das Américas, em 2014, e dez na etapa da Copa do Mundo de Espingarda de Acapulco, no início do mês.
 
Outras 12 competições classificatórias de tiro esportivo serão realizadas neste ano, colocando em disputa 250 vagas Olímpicas. Das vagas restantes, 12 serão definidas em 2016, nove são destinadas ao Brasil, país-sede dos Jogos, e 24 serão distribuídas por meio de convites.
 
Veja Também: