Felipe Wu conquista o ouro na Copa do Mundo de Tiro Esportivo

 Felipe Wu venceu, na madrugada deste sábado (05/03), a prova pistola de ar, na etapa de abertura da Copa do Mundo de Tiro Esportivo / Foto: Divulgação

Tailândia - Um resultado espetacular para o tiro esportivo brasileiro, acaba de acontecer em Bangkok, Tailândia. Felipe Wu venceu, na madrugada deste sábado (05/03), a prova pistola de ar, na etapa de abertura da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, evento organizado pela Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês). 
 
O resultado mostra a ascensão do atleta, que em julho de 2015 foi campeão pan-americano em Toronto, Canadá e que vem de dois primeiro lugares em um torneio internacional, disputado mês passado em Haia, Holanda, que serviram como aquecimento para as demais etapas de copa do mundo, que serão disputadas no primeiro semestre deste ano olímpico. Também mostra o acerto da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo - CBTE, ao trazer o experiente e campeão colombiano, Bernardo Tobar, para treinar a equipe brasileira de pistola. Vale lembrar que Felipe Wu despontou para o esporte, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, quando foi medalhista de prata, em Singapura, Indonésia.
 
A prova - 47 atletas participaram da fase de classificação, onde cada competidor tem direto de efetuar 60 disparos e buscam ficar entre os 8 melhores para disputar a final. Com 582 pontos, o brasileiro ficou em 3º e garantiu sua participação. Julio Almeida, que também participou da prova, terminou em 34º lugar, com 567 pontos.
 
Na final, que é eliminatória, Felipe se manteve o tempo todo entre os primeiros colocados, uma vez que que o atleta que tivesse a menor pontuação, estaria fora da disputa por medalhas. Quando restaram apenas 3 atletas, o brasileiro já havia subido para a segunda colocação e já tinha garantido, no mínimo, o bronze. Mas Felipe queria mais e foi para a disputa do primeiro lugar, cinco décimos atrás do americano Will Brow. Nos dois disparos decisivos, Felipe Wu dominou a tensão, efetuou dois tiros certeiros, 10.5 e 10.2, contra 10.2 e 9.7 do americano, o que garantiu a medalha de ouro para o atleta do Brasil, com vantagem de 5 décimos sobre Brow, 201.9 contra 201.4, resultado que dá esperança por uma grande participação do brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A terceira colocação ficou com o vietnamita Vinh Xuan Hoang.   
 
A final da prova está disponível no vídeo abaixo: 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook