Fokeev bate recorde mundial em Conceptión

A primeira Copa do Mundo do ano de tiro esportivo começou da melhor maneira possível, com um novo recorde mundial estabelecido pelo russo Vitaly Fokeev / Foto: ISSF / Divulgação

Concepción - A primeira Copa do Mundo do ano de tiro esportivo começou da melhor maneira possível, com um novo recorde mundial estabelecido pelo russo Vitaly Fokeev, que venceu na última quinta-feira, dia 03 de março, na categoria Fossa Double. De quebra, o russo conseguiu garantir uma passagem olímpica para Londres.

O atleta de 37 anos de idade surpreendeu na qualificação. Ele conseguiu, na fase de  classificação, marcar 148 acertos e bater o antigo recorde mundial, de 147 acertos, conquistado pela Austrália em 1998.

 Depois de abrir vantagem de 5 alvos na primeira parte do mundial, Fokeev manteve o ótimo desempenho e se mostrou invencível, chegando aos 194 acertos e conquistando o lugar mais alto do pódio. Com o resultado, o atirador russo consequiu a vaga para defender seu país nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

 "Este é o melhor resultado possível: uma medalha de ouro, o recorde e o carimbo no passaporte para Londres!". O vencedor comemorou ainda o fato da Russia poder contar com dois atletas para a categoria nas próximas olimpíadas. "Estou contente que a equipe da Rússia tem agora duas cotas (a primeira conquistada por seu companheiro Mosin Fokeev, em 2010, no Campeonato Mundial da ISSF). Vai ser mais fácil para nós, a partir de agora".

A segunda vaga para Londres ficou para Robert Russell Wilson, atleta da Grã-Bretanha. O atirador, de 25 anos, garantiu a medalha de prata depois de somar 190 acertos (142 + 48). Após a conquista, Wilson comemorou o resultado e disse que já esperava conquistar a vaga.

O joven atirador, que começou a competir internacionalmente há apenas quatro anos, dividiu o mérito com o seu treinador, que em 2004, treinou o  campeão Olímpico Ahmed Al Maktoum, o príncipe de Dubai . "Quando eu o conheci, conversamos sobre squash." Wilson disse "Ele era um jogador profissional de squash, antes de ganhar os Jogos Olímpicos em 2004. E eu estava jogando muito squash. Ele começou a me treinar depois dos Jogos de 2008, quando decidiu parar", acrescentou Wilson.

O bronze ficou para Joshua Richmond, dos EUA, com 189 acertos. Porém, o atirador norte-americano já havia garantido a vaga em Londres ano passado, quando venceu o ISSF World Championship, disputado em Munique. Os italianos Marco Innocenti e Francesco D'Aniello terminaram em quarto e quinto lugares, com 187 e 184 pontos respectivamente. 

Os brasileiros não foram bem. Felipe Fuzaro terminou a competição no Chile apenas em 28º lugar, com 134 acertos. Luiz Fernando Graça ficou na 32ª posição, depois de somar 133 pontos. Jailson Sandro Santin ficou com o 38º lugar, depois de somar 128 acertos.

Confira o resultado da classificação final no masculino da categoria Fossa Double: 

 http://www.issf-shooting.org/xmlresultpage.aspx?cshipid=1175&resultkey=C10000_I_0303111030.1.DT150.0

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook