Professora de Biologia conquista a segunda vaga brasileira para Londres 2012

 A professora de biologia, Ana Luiza Mello, de 36 anos, é a primeira atleta brasileira em esporte indivudual a carimbar o passaporte para as Olimpíadas de Londres / Foto: Reprodução SportvRio de Janeiro - A professora de biologia, Ana Luiza Mello, de 36 anos, é a primeira atleta brasileira em esporte indivudual a carimbar o passaporte para as Olimpíadas de Londres em 2012. A conquista da vaga veio no sábado, dia 20 de novembro, durante a disputa do Campeonato das Américas que acontece até o dia 26 em Deodoro. Essa é a primeira vez, desde Barcelona-1992, que uma mulher brasileira se classifica em uma competição de tiro esportivo.

Um total de 267 atiradores, de 19 países das Américas, estão no RJ para a disputa da competição, que vai distribuir 20 vagas para as próximas Olimpíadas. Os EUA e o Canadá garantiram as duas primeiras vagas na prova da Carabina de Ar. O Primeiro colocado foi o Americano Matt Rawlings e o segundo ficou o canadense Cory Niefer.

Mas quem pensa que os praticantes do tiro são só os militares, ou especialistas no esporte, está muito enganado. O americano Jason Turner é exemplo disso. Ele é barman numa churrascaria nos EUA. E no sábado ele foi o primeiro colocado na prova de pistola de 50 metros, conquistando assim a segunda vaga do tiro para os EUA em Londres.

Na prova de tiro ao prato, uma brasileira conseguiu chegar a final. Karla de Bona competiu com atiradoras profissionais americanas e ficou em terceiro lugar. Depois da prova, a gaúcha não tinha palavras para descrever a disputa: " Pra mim é tão emocionante poder competir com americanas e canadenses. É muito emocionante. Disputar uma final com elas assim. Não sei nem o que dizer." completou. A americana Corey Cogdell foi a primeira colocada e levou mais uma vaga para os EUA.

O Brasil também conquistou uma vaga no primeiro dia da competição. A conquista veio com a carioca Ana Luíza Melo. Ela é professora de biologia no colégio militar no Rio de Janeiro. Ana Luiza venceu a prova da pistola a 25 metros e garantiu lugar em Londres 2012. Essa é a primeira vaga individual para o Brasil para as próximas olimpíadas. Além disso, Ana Luiza é a primeira mulher a conquistar uma vaga no tiro olímpico desde os jogos de Barcelona. Muito determinada, não deu tempo nem de pensar na comemoração. "Eu estava sonhando com esse resultado, com essa vaga. Agora é continuar o treino né".