Tiro esportivo define mais 10 vagas para as Olimpíadas Rio 2016

Campeã Olímpica em Pequim 2008, Satu Mäkelä-Nummela garantiu vaga para a Finlândia na fossa Olímpica / Foto: Lars Baron / Getty Images

Rio de Janeiro - Esporte que mais classificou atletas Olímpicos até agora, o tiro esportivo definiu o destino de mais 10 vagas para os Jogos Rio 2016. A etapa de Larnaca (Chipre) da Copa do Mundo de Espingarda, disputada entre os dias 24 de abril e 3 de maio, garantiu a participação de China e Finlândia (com duas vagas cada), além de Emirados Árabes Unidos, Guatemala, Rússia, Suécia, Tailândia e Turquia (com uma vaga cada) na primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul.

As vagas obtidas serão destinadas aos respectivos Comitês Olímpicos Nacionais, que decidirão junto com as confederações nacionais de tiro esportivo se vão utilizar a cota e quais atletas serão enviados para os Jogos. No esporte, cada país poderá ter até dois representantes por prova, e cada atleta só pode conquistar uma única vaga para seu país nos Jogos Rio 2016.
 
Na fossa Olímpica feminina, a finlandesa Satu Mäkelä-Nummela, campeã da prova em Pequim 2008, superou a russa Tatiana Barsuk na disputa pelo ouro - ambas garantiram vaga para seus países nos Jogos Rio 2016.
 
"Consegui classificar o meu país para os Jogos Olímpicos e estou muito confiante de que vou para o Rio... estou até pensando em fazer umas aulas de samba!", brincou a finlandesa, campeã da prova.
 
No skeet, a outra prova feminina disputada nesta etapa da Copa do Mundo, a italiana Diana Bacosi ficou com o título, seguida pela chinesa Yu Xiumin e por Morgan Craft, dos EUA. Como Itália e Estados Unidos já haviam assegurado o número máximo de duas vagas Olímpicas nesta prova, foram a China e a Tailândia, país da atleta Sutiya Jiewchaloemmit, que ficou em quarto lugar, que se classificaram para a disputa dos Jogos Rio 2016. 
 
As vagas da fossa dupla masculina, vencida pela italiano Antonino Barillà, também foram realocadas. Cada atleta só pode garantir uma única vaga para seu país: como Barillà já havia conquistado uma vaga para a Itália, classificaram-se para os Jogos Olímpicos os países segundo e terceiro colocados - a Guatemala, com Enrique Brol, e a China, com Pan Qiang. 
 
O mesmo aconteceu na fossa Olímpica masculina, prova em que as vagas nos Jogos foram conquistadas pelo turco Yavuz Ilnam, segundo colocado, e por Vesa Tornroos, da Finlândia, quarto colocado. O vencedor da prova foi David Kostelecky da República Tcheca, enquanto Josip Glasnovic, da Croácia, ficou em terceiro lugar - ambos já tinham classificado seus países para os Jogos Olímpicos. 
 
No skeet masculino, sem mistérios: as vagas ficaram com os medalhistas de ouro e prata da prava, respectivamente Saif Bin Futtais, dos Emirados Árabes Unidos, e Marcus Svensson, da Suécia.
 
"O melhor prêmio da competição é a vaga Olímpica para os Jogos Rio 2016, que é muito importante para mim e para o meu país. E ainda tem a medalha de ouro no Mundial, que também é uma conquista incrível", comemora Saif Bin Futtais.
 
Com o fim de mais essa etapa da Copa do Mundo de espingarda, o tiro esportivo já definiu o destino de 129 das 390 vagas Olímpicas para os Jogos Rio 2016. Duas etapas anteriores, em Acapulco e Al Ain, já haviam definido outras 20 vagas, enquanto a Copa do Mundo de Pistola e Carabina de ar distribuiu 24 vagas, todas no início deste ano. Em 2014, 64 vagas foram conquistadas no Campeonato Mundial e 11 foram distribuídas no Campeonato de Tiro das Américas.
 
Ao longo de 2015 ainda serão realizadas 10 competições classificatórias de tiro esportivo, colocando em disputa 216 vagas Olímpicas. Das vagas restantes, 12 serão definidas em 2016, nove são destinadas ao Brasil, país-sede dos Jogos, e 24 serão distribuídas por meio de convites.
 
A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.
 
Confira abaixo os países que conquistaram vaga em cada prova:
 
Fossa Olímpica feminina: Finlândia e Rússia
Skeet feminino: China e Tailândia 
Fossa Olímpica masculina: Turquia e Finlândia
Fossa dupla masculina: Guatemala e China
Skeet masculino: Emirados Árabes Unidos e Suécia
 
Veja Também: