Beach Biathlon no Circuito Light Rei e Rainha do Mar

Transição masculina / Foto: Lucas FigueiredoTransição masculina / Foto: Lucas Figueiredo

Rio de Janeiro - Dentre os amantes dos esportes de praia, existem os que gostam de correr pela areia, os que curtem a natação no mar e aqueles que não se satisfazem com só uma atividade e se dedicam ao nado e à corrida.
Para estes, o Circuito Light Rei e Rainha do Mar, que acontece no dia 14 de dezembro, na Praia de Copacabana, oferece o Beach Biathlon, uma prova desafiadora que conta com 1Km de natação no mar seguido de 2,5Km de corrida na areia.
 
“Meu forte sempre foi a natação, mas sempre gostei de correr também, mas nunca havia competido uma prova de corrida. Um dia me inscrevi em uma prova de Biathlon, fui bem e acabei gostando, principalmente de correr na areia”, disse Pedro Nunes, de 15 anos, líder do ranking de Beach Biathlon da temporada 2013 do Circuito Light Rei e Rainha do Mar ao lado de Marcos Hallack. “Teremos uma prova muito disputada em Copacabana. Estou treinando muito.”
 
A prova masculina do Beach Biathlon terá início às 8h, enquanto as mulheres largam cinco minutos depois, às 8:05h. As inscrições para o Beach Biathlon, assim como para as outras provas do Circuito, com exceção da Beach Run e Sprint que estão esgotadas, estão abertas e podem ser realizadas, até o dia 10 de dezembro, pelo site www.reierainhadomar.com.br.
 
“Treinava apenas natação, mas a corrida sempre foi o meu segundo esporte. Por isso digo que o Biathlon é a minha cara, é a prova perfeita para mim”, conta Renata Nunes, irmã de Pedro e vencedora das duas etapas de Beach Biathlon do Circuito Light Rei e Rainha do Mar que já foram realizadas em 2013.
 
Também no sábado, 14 de dezembro, o Circuito Light Rei e Rainha do Mar contará com as competições de maratona aquática – Sprint (1Km), Classic (2Km) e Challenge (4Km) –, além de provas de Stand Up Paddle em sete categorias, inclusive a última etapa do Campeonato Brasileiro na categria Race 12’6 PRO, e do Beach Run (5Km de corrida na areia).
 
No domingo, 15 de dezembro, grandes estrelas mundiais da natação em águas abertas vão se encontrar para o Desafio Rei e Rainha do Mar, apresentado pela Petrobras. Nomes como Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Samuel de Bona e Allan do Carmo – todos medalhistas no último Mundial de Natação, disputado neste ano, em Barcelona – já confirmaram presença na competição, que é uma das mais conceituadas no mundo da maratona aquática. 
 
O Rei e Rainha do Mar nasceu em 2009, motivado pelo sucesso do nadador Luiz Lima que, no anterior, percorreu os 35Km que separam a Praia do Pontal da Praia do Leme. Desde então, 12 etapas já foram realizadas e, hoje, o evento é considerado o maior festival de esportes de praia do Brasil. Já o Desafio Elite, que acontece anualmente, sempre em dezembro, é tido como uma das mais prestigiadas competições de maratona aquática do mundo.