Em busca do tetra, Luizinho Avelino vence 1ª etapa do 19º SP Open de Biathlon 2011

Atual tricampeão do SP Open de Biathlon, Luizinho Avelino venceu a primeira etapa da competição em 2011, neste sábado (02), na Ponta da Praia, em Santos, litoral de São Paulo / Foto: Treino OnlineSantos - Atual tricampeão do SP Open de Biathlon, Luizinho Avelino venceu a primeira etapa da competição em 2011, neste sábado (02), na Ponta da Praia, em Santos, litoral de São Paulo. Numa manhã ensolarada, o santista de 20 anos completou os 500m de natação e 3 km de corrida em 18m13seg780, seguido pelos paulistanos Ademir Paulino (19min16seg830) e Adriano Barros (19min58seg890).

Luzinho Avelino começou a carreira esportiva como nadador, passando a se dedicar exclusivamente às provas de triatlo e biathlon desde 2010. Por isso, seu principal objetivo na etapa deste sábado foi melhorar ainda mais seu desempenho na corrida.

"Tenho uma facilidade natural na natação e fui o primeiro a sair da água. Mas fico feliz porque consegui atingir minha meta, que era correr forte também. A corrida é o ponto em que preciso evoluir mais para continuar crescendo no triathlon e, aos poucos, estou conseguindo alcançar este objetivo", disse.

Avelino ainda explica que seu foco maior é o triatlo de distâncias olímpicas. Por isso, no próximo dia 15, ele viaja para Portugal, onde treinará na equipe de Carla Moreno, maior atleta brasileira da modalidade.

"Vou ficar em Portugal por três meses treinando com a Carla e o nosso treinador, o Sanderson Palma. Será uma preparação para a sequência do SP Open e do Troféu Brasil de Triathlon, no qual venho melhorando meu desempenho a cada etapa. Também vai ser mais uma experiência rumo ao meu objetivo maior, que é disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro", disse o atleta santista.

O organizador do SP Open de Biathlon, Núbio de Almeida, da NA Sports, considera que a trajetória de Luizinho Avelino é um dos vários exemplos de que a competição atinge seu principal objetivo: a revelação de novos valores para o esporte brasileiro. Grandes nomes do triatlo nacional, como Paulo Henirque Miyashiro e Fred Monteiro, formam revelados no SP Open.

"Com distâncias mais curtas e sem a prova de ciclismo, o biathlon é uma boa opção acessível para quem está começando na modalidade. Na prova de hoje, tivemos cerca de 350 competidores, em sua maior parte jovens, que estão buscando trilhar o mesmo caminho do Luizinho Avelino e de outros tantos atletas que iniciaram carreiras brilhantes nesta competição", disse Almeida.

O calendário da sequência do 19º SP Open de Biathlon é o seguinte: 2ª etapa, 21/05, Santos; 3ª etapa, 18/06, Santos; 4ª etapa, 15/10, Santos; e 5ª etapa, 12/11, Santos.