Campeão brasileiro de 2010 disputa o Circuito Caixa em Campo Grande

Valdir Oliveira, campeão brasileiro em 2010 / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Campo Grande - Valdir Oliveira volta a Campo Grande, neste domingo (9), para a quarta etapa do Circuito de Corridas Caixa, disposto a repetir o desempenho de 2010, ano em que venceu a prova e se consagrou campeão brasileiro. O fundista vive uma nova fase nesta temporada, com a mudança de equipe e de treinador, e já acumula bons resultados, ocupando agora o 7º lugar do ranking. Terceiro colocado, o tocantinense Eliésio Miranda também aposta na boa fase pela qual está passando, na briga pelo título. A corrida terá largada às 8 horas, no Parque das Nações Indígenas, e percursos de 5 km e 10 km.
 
O mineiro Valdir trocou o Cruzeiro pela Gran Cursos/Caixa, nesta temporada, e passou a treinar com Gilmário Mendes Madureira, técnico e marido da maratonista olímpica Marily dos Santos. O resultado já começou a aparecer, com o segundo lugar (melhor entre os brasileiros) na etapa de Belo Horizonte do Circuito Caixa, no último dia 26. "Vejo que outras portas estão se abrindo para mim. Está sendo uma temporada muito boa, para mim", destaca o fundista.
 
Eliésio Miranda, que conquistou o tricampeonato da Maratona de Brasília no ínicio de maio, também comemora a boa fase. "Tive um bom começo. Venci mais uma vez a Maratona de Brasília e dei um salto na classificação. Fiz uma boa preparação, seguindo a orientação do meu técnico, o Henrique Viana (também treinador de Giovani dos Santos, bronze no Pan-Americano de Guadalajara/2011), procurei não correr provas demais e estou bem. Quero brigar de igual para igual com os principais fundistas brasileiros", diz o fundista, integrante da Gran Cursos/Caixa.
 
"Treinei bastante para a prova em Campo Grande, porque sei que esta prova é muito importante para somar pontos, garantir minha posição e, quem sabe, chegar mais perto dos primeiros colocados. Além disso, como o percurso é de subidas e descidas fortes, é preciso ter uma boa estratégia para a disputa", explica Eliésio, que tem 115 pontos na classificação geral. O fundista também conta com a boa adaptação ao clima, já que treina a maior parte do tempo em Tocantins. "Lá o clima também é muito quente e seco, então acho que vou chegar bem preparado."
 
Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Nesta temporada o Circuito já percorreu três cidades: Goiânia, Uberlândia e Belo Horizonte. Depois de Campo Grande, segue para Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Ribeirão Preto, São Paulo e Brasília. As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.