Circuito Caixa leva recorde de 3 mil e 500 corredores a Belo Horizonte

Edson Luciano, padrinho / Foto: Divulgação

São Paulo - Em ritmo de celebração pelos seus dez anos de competições, o Circuito de Corridas Caixa levará 3.500 atletas a Belo Horizonte, neste domingo (26). O número recorde de competidores, 40% maior em relação a 2012, percorrerá os charmosos trajetos de 5 km e 10 km em torno da Lagoa da Pampulha ao lado de alguns dos principais fundistas do País. 
 
Entre eles estarão a mineira Kleidiane Barbosa Jardim, vice-líder do ranking brasileiro, e Eliezer de Jesus Santos, campeão carioca dos 5.000m e 10.000 m. A prova terá largada às 8 horas, na Av. Otacílio Negrão de Lima, na Praça da Pampulha.
 
Como na etapa anterior, em Uberlândia, os mineiros terão um duelo com os africanos, representados na prova deste domingo por Jacob Kemboi Kiprotich e Jacklyne Chemwek. A recuperação da hegemonia brasileira em Belo Horizonte também vale uma premiação extra: quem superar os tempos de Kiprop Mutai (29min02) e Flomena Cheych Daniel (33min17), últimos a vencer a disputa, em 2012, com recorde do percurso, receberá mais R$ 1.500,00.
 
Na elite masculina, quem assume o desafio é o o carioca Eliezer de Jesus Santos (Pé de Vento/Caixa). Além dos bons resultados em pista, o fundista foi o quinto colocado na Corrida da Ponte, no último domingo, e chega à capital mineira mostrando fôlego para brigar pelo topo do pódio. O pelotão também conta com Sivaldo Santos Viana, quarto colocado no ranking brasileiro de corrida de rua, com 97 pontos, e Edmilson dos Reis Santana, o nono colocado, com 51 pontos. O Cruzeiro, tradicional equipe de atletismo da capital mineira, será representado por João Marcos Fonseca, o João Gari, e Reginaldo José da Silva.
 
Já as mulheres terão três entre as dez primeiras do ranking na disputa pelo primeiro lugar: a mineira Kleidiane Barbosa Jardim, que, em seu segundo ano como profissional já assumiu a vice-liderança, com 88 pontos, Edielza Guimarães, terceira colocada, com 85 pontos, e Larisse do Nascimento de Souza, a sexta, com 69 pontos. Além delas, o Cruzeiro levará a estreante Maria Regina Seguins, integrante do chamado Expressinho, time B do clube. 
 
Herói do Atletismo em Belo Horizonte - O medalhista olímpico Edson Luciano será o padrinho da etapa de Belo Horizonte do Circuito Caixa. Edson conversará com 150 crianças da Escola Estadual Manoel Casa Santa (R. Guilhermino Estêvão Nascimento, 150 - Palmeiras), nesta sexta-feira (24), às 15 horas. No domingo, dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores.
 
Edson integrou a equipe brasileira do revezamento 4x100 m que conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta/1996 e a de prata na de Sydney/2000, além da vitória no Mundial de Paris. Atualmente, o ex-velocista integra o programa Heróis do Atletismo Brasileiro. A iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) pretende difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.
 
Kits de participação - Todos os competidores da etapa de Belo Horizonte receberão kit de participação contendo camiseta em tecido tecnológico, número de peito e uma sacola ecológica. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (24/5), das 10 às 20 horas, e no sábado (25/5), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Shopping Pátio Savassi (Pátio Savassi, Av. Contorno, 6061). Os atletas devem retirar o chip de cronometragem, no domingo, das 6 horas às 7h30, e devolvê-lo após o evento.
 
O Circuito Caixa celebra dez anos de história, em 2013. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.