João Caiobá é destaque do Circuito Caixa em Campo Grande

João Aparecido de Souza, durante o treino / Foto: Paulo Roberto Donato

Campo Grande - A paixão pela corrida transformou João Aparecido de Jesus no João Caiobá, figura conhecida entre os atletas e muito querida pelas crianças de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
 
Ex-soldado, pedreiro, funcionário da prefeitura da capital, o fundista enfrenta a falta de recursos financeiros e até de tênis de competição, algumas vezes, para disputar provas no Estado, como a do Circuito de Corridas Caixa, em que estará presente mais uma vez em 9 de junho, na Bolívia e no Paraguai. E faz questão de retribuir o que ganha organizando, todo dia 12 de outubro, uma festa para os meninos e meninas do bairro de Caiobá, com bolo, presentes e, claro, corrida. 
 
"Meu sonho é organizar uma corrida de verdade para as crianças e poder dar a elas um incentivo para praticar o esporte, que é tão importante na vida das pessoas", revela João, que criou sozinho a festa do Dia das Crianças em Caiobá, há doze anos. O fundista conseguiu um espaço na escola do bairro, um amigo emprestou o aparelho de som que anima o evento, e outros companheiros de corrida doam medalhas e troféus antigos. Com eles, é feita a premiação aos pequenos vencedores da corrida de 100 m, e a corrida com saco, entre outras brincadeiras. A esposa de João é quem faz o bolo distribuído à garotada. 
 
João Caiobá já se tornou um exemplo para as crianças. "Tem até um menino aqui do bairro que sempre me acompanha nos treinos. A vontade dele de correr é tanta que, quando me vê treinando, me segue de bicicleta para ir treinar comigo", conta o fundista, orgulhoso.
 
Presente em todas as edições do Circuito Caixa em Campo Grande, o fundista corre desde os tempos de exército, há mais de 20 anos, quando a prática era parte obrigatória do condicionamento físico. Mas a corrida virou esporte depois de dar baixa no quartel, ao observar as pessoas treinando nas ruas do bairro. João procurou um técnico especializado, em busca de uma planilha adequada de treinos, e começou a competir, umas vezes descalço, outras com tênis doados por amigos como João Paulo Donato, outro corredor conhecido na cidade. Hoje, tem no currículo cinco participações na Corrida de São Silvestre e outras tantas na Meia Maratona do Rio de Janeiro, fora as competições no Paraguai e na Bolívia.
 
As histórias envolvendo as corridas são muitas. Há cerca de dez anos, João Caiobá perdeu a mãe e quis desistir do esporte. "Até pensei em doar o meu troféu, o primeiro que ganhei, mas desisti quando assisti a uma corrida pela televisão", diz. Uma das competições que mais o marcaram foi a Mini Maratona San Martín, também conhecida como São Silvestre Pantaneira, uma prova já extinta, de 22 km, com largada em Porto Suarez, na Bolívia, e chegada em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. "Fui para a Bolívia sem dinheiro para a hospedagem e dormi na rodoviária. Mesmo assim venci a prova, na minha categoria, e até deram uma nota no jornal aqui de Corumbá, tenho o recorte até hoje."
 
Mais uma vez, João Caiobá será um dos destaques da etapa de Campo Grande do Circuito Caixa, que comemora dez anos de história em 2013 e levará ao Parque das Nações Indígenas, em 9 de junho, alguns dos principais fundistas do País. Mas o atleta ainda quer ir mais longe: quer cruzar o Atlântico para disputar a Meia Maratona de Lisboa. "Tudo que eu consegui foi sem patrocínio, com muita luta. Mas é por isso que eu corro, para superar todos os obstáculos, para me superar. Quando estou correndo, não existe problema nenhum."
 
Inscrições para o Circuito Caixa em Campo Grande: 
 
Acesse: www.circuitocaixa.com.br
Até 02/6: R$ 60,00 - desconto de 50% para atletas maiores de 60 anos