Pernambucanos são destaque do Brazil Run Series em Recife

Ubiratan em duelo com Giomar Pereira, na prova de 2011 / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Recife - Os pernambucanos Ubiratan José dos Santos, ícone das corridas de rua no Estado, e José Márcio Leão, recordista do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, estão entre os fundistas locais com chances de pódio na disputa da etapa de Recife na competição deste domingo (10). 
 
A prova, com largada às 8 horas, em frente ao Memorial Tortura Nunca Mais, em percursos de 5 km e 10 km, será uma vitrine para os atletas de Pernambuco que buscam reforço no treinamento, de olho para os Jogos Olímpicos Rio 2016, e querem representar o Estado no topo do pódio.
 
Ubiratan José dos Santos vai brigar pelo bicampeonato, após a vitória em 2011, ano de estreia de Recife no calendário do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa. "Em 2011 o Ubiratan corria na base da emoção. Hoje ele está mais maduro, é um estrategista que planeja bem cada prova. Está bem preparado para domingo", compara o técnico Daniel Ricardo Pereira. Campeão brasileiro de cross contry (2005) e de fundo em pista (2007), vice-campeão sul-americano nos 10.000 m (2009), o fundista buscará o índice olímpico para a maratona em 2015, e planeja um período de treinos em altitude na Colômbia.
 
Além de Ubiratan, outros dois atletas treinados por Daniel Ricardo Pereira estarão na etapa de recife do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa: Ênio Kleiton de Lima e Jair José da Silva, respectivamente primeiro e segundo colocados na Meia-Maratona de João Pessoa, no último domingo (3). Ambos devem brigar também pelo índice olímpico para a maratona. "Muitos fundistas de Pernambuco estão buscando um apoio para treinamento especializado, visando à Olimpíada. O José Márcio Leão, atleta do Cruzeiro, procurou o Gilmário Madureira (técnico da maratonista olímpica Marily dos Santos). O Justino Pedro, também do Cruzeiro, tem ainda o apoio do Marciano Barros, da APA (Associação Petrolinense de Atletismo). Isso dá mais força para o atletismo pernambucano", observa o técnico Daniel.
 
José Márcio Leão é outro favorito ao pódio em Recife. Dono do melhor tempo do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa (28min51, Fortaleza em 2012), o pernambucano de Garanhuns estreou na temporada 2014 como o melhor brasileiro (quarto colocado geral) na Meia Maratona Internacional de São Paulo, e foi ao pódio nas etapas do circuito de Uberlândia (terceiro lugar) e Campo Grande (segundo lugar). "Ele está ótimo. Venceu as últimas quatro corridas que disputou e esteve no pódio em todas as provas de março para cá", afirma Gilmário Mendes Madureira. Mas o técnico dispensa o favoritismo. "Como ele está treinando para a Meia Maratona do Rio de Janeiro, no final de agosto, deve ser mais cauteloso na prova deste domingo, e não tão veloz como nos anos anteriores."
 
Também representando Pernambuco estará Justino Pedro da Silva. Natural de Petrolina, Justino vai para a etapa de Recife do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa embalado pela vitória na prova de Fortaleza, no último domingo (3), quando superou o vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua, Valdir Oliveira. 
 
Ação social - A etapa recifense do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA também será marcada pela solidariedade. No dia da prova, 10 de agosto, os participantes serão incentivados a doar seus tênis usados, em bom estado, aos atletas de comunidades carentes atendidos pelo projeto de Ubiratan José dos Santos e seu treinador, Daniel Ricardo Pereira, o Medalha de Ouro.
 
O projeto, criado em 2006 como ferramenta de inclusão social para 50 crianças da vila de pescadores de Cuieiras, em Igarassu, expandiu-se para todas as escolas da região metropolitana do Recife. Com apoio da Usina São José, patrocinadora de Ubiratan, por meio do PISPE - Programa de Inclusão Social Pelo Esporte, desdobrou-se também nos projetos Usina de Talentos, cujo objetivo é garimpar novos talentos pernambucanos e oferecer treino de Alto Rendimento para os atletas que atingem nível profissional. As doações de calçados para o projeto poderão ser feitas na tenda de retirada de chip, no dia da prova.
 
Realizado desde 2004, o Circuito Caixa conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8) e Recife (10/8), a competição segue para Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/Caixa de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2015.