Poliana Okimoto volta às competições em busca de medalha no Circuito Mundial

Brasileira da maratona aquática está na terceira posição do ranking mundial a duas etapas do fim. Próxima prova é neste fim de semana, na China / Foto: Satiro Sodré/SSPress

China - Embalada pela medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a maratonista aquática Poliana Okimoto segue forte na busca por mais uma conquista importante neste ano.
 
A nadadora brasileira está na Ásia para disputar as duas últimas etapas do Circuito Mundial 10km nas próximas semanas. O primeiro desafio após a Olimpíada será no Lago Qiandao, em Chun'an, na China, neste sábado (8), às 22h, horário de Brasília.
 
Poliana ocupa atualmente a terceira posição geral do ranking mundial após cinco etapas já disputadas. A nadadora da Unisanta, porém, leva desvantagem por não ter competido em duas provas que aconteceram no Canadá no mesmo período dos Jogos Olímpicos, e acabou caindo da segunda para a terceira colocação, com 46 pontos.
 
Quem lidera o ranking do Circuito Mundial é a italiana Rachele Bruni, com 52 pontos após participar também de apenas 3 das 5 etapas, assim como Poliana. Rachele ficou mais conhecida do grande público ao conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos após sofrer um "caldo" da francesa Aurelie Muller, que foi desclassificada da prova, levando a brasileira ao pódio. 
 
Na segunda posição do ranking está a alemã Angela Maurer, que não participou dos Jogos Olímpicos e conseguiu ultrapassar Poliana na classificação geral, somando agora 47 pontos em cinco etapas, apenas um a mais que a brasileira. "É tentar nadar melhor que elas, mas tenho que pensar na minha prova e fazer o meu melhor, para pelo menos tentar voltar para o segundo lugar, que é onde eu estava desde o começo do ano", afirma Poliana.
 
Após conquistar a medalha mais importante de sua carreira na Rio 2016, a brasileira de 33 anos mostrou confiança para as últimas etapas do Circuito Mundial, apesar da correria pós-olímpica que passou.
 
"Eu sabia que estava bem no Circuito Mundial, então fiquei duas semanas parada para atender imprensa, patrocinadores e descansar, e voltar a treinar depois. Pelo menos, a base que fiz para a Olimpíada foi bem feita, então consegui voltar bem e estou me sentindo bem aqui. Já saiu aquele peso da Olimpíada das costas, então acho que vou nadar mais leve e feliz, serão competições boas para terminar o ano", concluiu.
 
Depois da sexta etapa, a sétima e última prova do Circuito Mundial em 2016, que vai definir as medalhistas, vai acontecer em Hong Kong no sábado (15) pela manhã, noite de sexta-feira (14) aqui no Brasil.

Veja Também: