Samir Barel é o primeiro brasileiro a ganhar a Tríplice Coroa da natação

Nadador de Campinas completa saga das três maratonas aquáticas mais difíceis do mundo concretizando a Travessia do Canal da Catalina nesta quinta-feira (29) / Foto: Ronaldo Milagres/MBraga Comunicação

EUA - Coroado!
Agora é oficial: Samir Barel, conquistou a famosa "Tríplice Coroa das Águas Abertas", honraria inédita para o Brasil na história da maratona aquática, concedida aos nadadores que completam as três travessias mais difíceis do mundo.
 
Fazem parte do circuito a tradicional Volta à Ilha de Manhattan (45km), vencida por Barel em 2014, o emblemático desafio do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França (36km), realizado por Samir em 2015, e a travessia do Canal da Catalina. Esta última, com um percurso desafiador de 34k na Costa Oeste dos Estados Unidos, é realizada apenas de madrugada para evitar os tubarões, comuns nesta área do Pacífico, e foi completada pelo brasileiro no começo da tarde desta quinta-feira (29). O tempo de 8h45min30 é também o novo recorde sul-americano da Travessia.
 
"Tudo perfeito! Nadei bem, as condições estavam muito boas, o mar liso. Nos últimos 5km peguei uma corrente, mas isso é normal naquele trecho, já era esperado. A equipe técnica foi excelente, o Damián Blaun (que acompanhava de caiaque) fez um pacing pra mim na última hora para dar ritmo, o que certamente foi fundamental para bater o recorde, e a Esther Nuñez, minha treinadora, estava no barco de apoio sempre me orientando. Agradeço imensamente a todos que participaram dessa jornada, direta ou indiretamente, torcendo e vibrando. Toda vez que o cansaço batia era o apoio de vocês que me dava forças para continuar. Feliz demais! , contou Samir Barel, de 33 anos de idade, 10 a menos que a média dos atletas coroados - 43 anos. 
 
Curiosidades
 
- Samir é o primeiro brasileiro a integrar o seleto grupo de 137* nadadores que alcançaram a Tríplice Coroa das Águas Abertas (*dados até o fim de 2015).
 
- Antes de Samir, apenas outros dois brasileiros concluíram a Travessia do Canal da Catalina, segundo registros oficiais da Catalina Channel Swimming Association: Dailza dos Santos, em 1997 e Adherbal Treidler de Oliveira, em julho de 2016. 
 
- A mais jovem a conquistar a Tríplice Coroa das Águas Abertas foi Charlotte Samuels, aos 16 anos, e o mais velho Bob West, aos 62 anos.
 
- A travessia de Samir no Canal da Catalina foi viabilizada graças a uma vaquinha online muito bem sucedida, que arrecadou mais de 36 mil reais, suprindo os custos do atleta com transporte, hospedagem, alimentação, documentos para homologação da prova e suporte técnico para a travessia (barco e capitão, caiaque para hidratação, fiscal de prova - esses pagos em dólares). 

Veja Também: 

 

 

O jovem arqueiro de 18 anos está em período de treinos e competições fora do Brasil em junho / Foto: Divulgação