Último desafio internacional do ano na final da Copa do Mundo

Poliana está fora da briga pelo título  / Foto: Satiro Sodré / Divulgação CBDA

China - Os maratonistas aquáticos brasileiros terão neste sábado, 5/10, a fase final da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação em 10 quilômetros, em Hong Kong. Os medalhistas mundiais em Barcelona Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Samuel de Bona e Allan do Carmo, além de Luis Rogério Arapiraca, Victor Colonese e Betina Lorscheitter estarão na Baía Repulse para a decisão da competição que começou no Brasil, em Santos, no mês de janeiro e termina agora sua oitava etapa.
 
Ana Marcela Cunha, campeã da Copa do Mundo de 2012, desta vez vai brigar pelo vice-campeonato, pois ela está com 82 pontos na disputa, atrás da americana Emily Brunemann, que lidera com 104 pontos no ranking. A vitória em Hong Kong dará mais 20 pontos ao campeão. Ana tem que se preocupar com a terceira e quarta colocada no ranking, a italiana Martina Grimaldi (80) e a americana Christine Jennings (65), que podem podem ultrapassá-la.
 
A campeã mundial da prova, Poliana Okimoto, venceu a penúltima etapa em Shantou/CHN, no último final de semana, mas não participou de muitas disputas da Copa ao longo do ano e está com 54 pontos. Dependendo do resultado que obtenha em Hong Kong ela pode chegar ao quinto lugar da lista final.
 
No masculino, o campeão mundial Thomas Lurz segue tranqüilo com 112 pontos. Allan do Carmo ocupa atualmente a 3ª colocação no ranking com 66 pontos acumulados. O brasileiro pode chegar ao vice-campeonato dependendo dos resultados do francês Romain Beraud, que até agora ocupa a segunda posição, com 88 pontos. Allan também precisa se cuidar em relação ao quarto colocado, o alemão Christian Reicher (74).
 
O Brasil segue se destacando como uma das principais forças no mundo das maratonas aquáticas. desde agosto deste ano passou a ser mais um esporte no programa dos Jogos Olímpicos e não mais uma das provas na grade de eventos da natação. No último Campeonato Mundial o Brasil sagrou-se campeão da modalidade com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.Ana Marcela em 2010 e Poliana em 2009 conquistaram o título da Copa do Mundo e Allan foi prata em 2009.
 
O Brasil participa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, Hammerhead e Sadia. 
 
Brasil na Copa do Mundo FINA de 10 quilômetros. 2007 - Poliana Okimoto - 3º lugar 2008 - Ana Marcela - 3º lugar 2009 - Poliana Okimoto - 1º lugar 2009 - Allan do Carmo - 2º lugar 2010 - Ana Marcela - 1º lugar 2012 - Ana Marcela - 1º lugar 2012 - Allan do Carmo - 3º lugar.