A beleza do Nado Sincronizado domina o Maria Lenk

Maria Eduarda Miccuci e Luisa Borges/ Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A beleza e força do Nado Sincronizado já estão tomando conta da piscina do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Isto porque terá início nesta sexta-feira (07/06), o 2º Brasil Synchro Open da modalidade que segue até domingo (09/06). O torneio internacional terá a presença de grandes atrações como a equipe e o dueto da Espanha, medalhistas olímpicos em Londres 2012.
 
Além das espanholas, a competição terá os fortes times do Canadá, quarto lugar nas duas provas em Londres 2012, e Ucrânia. Completando as equipes ainda disputam Áustria, Argentina e Brasil que buscam neste intercâmbio uma boa preparação para o Mundial FINA dos Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho próximo. A rivalidade no Synchro Open do Brasil deve ficar entre as seleções de Ucrânia e Espanha que chegam para a competição no Rio após disputar um torneio na Europa em que as ucranianas levaram a melhor.
 
A seleção brasileira fará no Rio o seu único teste com a equipe principal antes de disputar o Mundial de Barcelona. Com o trabalho voltado para o programa olímpico de 2016, a seleção brasileira irá se apresentar somente nas provas olímpicas de dueto e equipe, tendo no dueto duas duplas inscritas - Giovana Stephan & Lorena Molinos, e Luisa Borges & Maria Eduarda Miccuci. A seleção brazuca está buscando sua renovação e já apresentará nesse torneio um misto de juventude e experiência com a introdução de novas atletas na equipe principal.
 
"Esperamos apresentar um bom trabalho aqui, mesmo estando com a equipe renovada. O trabalho agora é todo visando os Jogos Olímpicos de 2016, mas precisávamos disputar um torneio internacional antes de competir no Mundial de Barcelona para ver a avaliação geral dos árbitros, enxergar as nossas deficiências e aí sim trabalhar nesse mês que resta antes da competição da FINA", explicou a técnica brasileira Maura Xavier.
 
O Synchro Open ainda vai auxiliar no avanço técnico do esporte, pois no dia seguinte ao final da competição acontecerá uma clínica com profissionais de renome internacional para técnicos, atletas e árbitros, no período de 10 a 13 de junho, no mesmo local. Para os técnicos, a palestrante será a doutora em nado sincronizado, Miwako Homma, presidente da Confederação de Nado Sincronizado do Japão e membro do Conselho Técnico de Nado Sincronizado da FINA. Já para atuar junto aos juízes veio Jennifer Gray, também membro do Conselho Técnico de Nado Sincronizado da FINA, e avaliadora da entidade internacional.
 
Após o término das atividades do Synchro Open do Rio as meninas da seleção brasileira de Nado embarcam para Rússia onde terão um período de treinamento com o auxílio da consagrada técnica campeã olímpica Tatiana Pokrovskaya, que por sete vezes já esteve no Brasil realizando intercâmbio da modalidade.
 
"Nós temos um objetivo em longo prazo que é descer posições em âmbito mundial. Nessa competição o nosso objetivo e ter uma boa pontuação competindo direto com a seleção da Argentina", completou a treinadora Maura.
 
Ainda simultaneamente ao Synchro Open será realizado o III Interfederativo de nado sincronizado, de 6 a 9 de junho, com a participação de nove estados que terão a oportunidade de ver de perto a técnica e disciplina de grandes equipes internacionais. Participarão do Interfederativo: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Paraíba e Pará.
 
I Brazil Synchro Open/2011 - Na primeira edição, há dois anos, as atletas brasileiras terminaram em segundo lugar na classificação geral, com 109 pontos, graças às duas medalhas de prata (solo e dueto) e ao quarto lugar na prova de equipes. Na ocasião, o Canadá foi o primeiro colocado com 132 pontos, e a França terminou na terceira posição, com 96. Os EUA também participaram da disputa.
 
Delegação Brasileira - Os duetos do Brasil serão Giovana Stephan & Lorena Molinos, e Luisa Borges & Maria Eduarda Miccuci. A equipe terá também Jessica Noutel, Maria Bruno, Pamela Nogueira, Beatriz Teixeira, as gêmeas Daniella e Gabriella Figueiredo. As técnicas são Maura Xavier, assistida por Magali Cremona e Gláucia Soutinho
 
Rotinas do Brasil
 
Equipe Livre - Vida Cigana
Equipe Técnica - Tico Tico no Fubá (Carmem Miranda)
Duetos Livres - Verão de Vivaldi
Duetos Técnicos - Tema Gótico
 
Programação
 
Dos dias 03 a 6/06
Treinamento da piscina de competição
 
Dia 07/ 06
09h15 - Dueto Técnico
12h15 - Rotina Livre Combinada (Combo)
18h15 - Solo Técnico
 
Dia 08/06
09h15 - Equipe Técnica
12h15 - Solo Livre
 
Dia 09/06
09h15 - Dueto Livre
12h15 - Equipe Livre

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook