Beleza e precisão marcam as apresentações das melhores do Mundo

Nado sincronizado / Foto: Ricardo Sodré/CBDA

Rio de Janeiro - Nesta quarta-feira, 15/01, em uma bela tarde quente de verão carioca, a piscina do Botafogo recebeu as apresentações das seleções russa e brasileira de Nado Sincronizado. Em período de inicio de temporada as seleções mostraram apenas um aperitivo de seus potenciais em curtas apresentações, mas encantaram o publico que compareceu ao evento.

A seleção russa tem no currículo o impressionante feito de cinco títulos olímpicos, além de ser octacampeã mundial consecutiva, sob o comando da técnica Tatiana Pokroviskaia. A vinda ao Brasil já está virando rotina no calendário das russas e essa troca de experiência acontece em um momento estratégico do ano para estas atletas que trocam o frio do inverno rigoroso do país europeu pelo calor do verão brasileiro.
 
"Eu gosto muito de vir para o Brasil e as meninas também adoram. Aqui nós somos muito bem recebidas e temos tranquilidade para trabalhar com este clima tropical excelente. Vejo uma evolução nas meninas do Brasil e sei que têm capacidade de crescer ainda mais. Mas, cabe a elas descobrirem os segredos das nossas meninas durante o tempo que trabalhamos juntas", brincou a técnica russa Tatiana Pokroviskaia.
 
Algumas meninas da seleção do Brasil também se apresentaram nesta tarde. No inicio de trabalho a treinadora brasileira, Maura Xavier, comentou que as rotinas apresentadas não serão as mesmas que as meninas apresentarão nas próximas competições internacionais e ressaltou que nestes eventos as brasileiras trarão surpresas.
 
"Nós estamos hoje como um grupo muito bom e de diferentes gerações. Aqui temos meninas de 15 anos, mas também de 25 e isto faz com que trabalhemos sempre buscando trocar experiências e aprender coisas novas. No mundo não há seleção com que a gente possa aprender mais do que a Rússia. Elas são as melhores e revolucionaram a modalidade. Na primeira vez que trabalhei com elas entendi que temos muito que aprender e ter determinação sempre. Isto que buscamos todos os dias na seleção", analisou a técnica Maura Xavier.
 
O grupo russo que está no Rio de Janeiro conta com seis das oito atletas que competiram no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona (Anisya Olkhova, Elena Prokofyeva, Mikhaela Kalancha, Vlada Chigireva, Maria Shurochkina e Svetlana Kolonichenko) onde o país ganhou todas as sete medalhas de ouro em disputa (solo técnico e livre, dueto técnico e livre, time técnico e livre e rotina livre combinada).
 
A seleção da Rússia treina das 9h às 12h durante toda a semana, no Parque Aquático Maria Lenk.
 
As brasileiras que se apresentaram: Lorena Molinos, Joseane Martins, Pamela Nogueira, Jéssica Noutel, Beatriz Feres, Branca Feres, Maria Bruno, Beatriz Regly, Beatriz Rosselo, Nina Gruska, Sabrine Louve, Priscila Japiassú, Juliana Samico.