Brasil leva criatividade e entrosamento para a China

Rio de Janeiro/RJ- Os esportes aquáticos terão um mês de setembro movimentado, com várias competições internacionais. A seleção brasileira adulta de nado sincronizado apresentou neste sábado, 4/09, no Parque Aquático Júlio de Lamare, as coreografias que serão usadas na Copa FINA de Nado Sincronizado, de 16 a 23 de setembro, em Changshu, na China.

A competição será a principal disputa internacional da modalidade em 2010, com a participação das principais potências do nado sincronizado mundial. A manhã de sábado começou com a rotina técnica de equipe, que utilizou como tema uma fábrica de brinquedos.

A solista Giovana Stephan apresentou sua bela coreografia baseada no "Mágico de Oz", seguida pela difícil rotina de Lara Teixeira e Nayara Figueira – Ying e Yang – com música do Blue Man Group.

A rotina livre de equipe – Amazônia, pulmão do mundo - é uma das mais criativas e foi elaborada pela premiada técnica russa tricampeã olímpica, Tatiana Pokroviskaya. Onças, pássaros e divertidos macacos aparecem na coreografia executada por Lara, Nayara, Giovana, Lorena Molinos, Beatriz e Branca Feres, Michele Frota e Pâmela Nogueira, mesmo time da rotina técnica. 

A rotina livre combinada (combo) usa elementos das coreografias de solo, dueto e equipe e o Brasil escolheu como tema o rádio, usando algumas das músicas pop internacionais mais tocadas no ano. A batida empolgante é conduzida pelos movimentos de Giovana Stephan, Lorena Molinos, Beatriz e Branca Feres, Michele Frota, Pâmela Nogueira, Maria Eduarda, Gabriela e Daniela Figueiredo e Maria Bruno.

Na opinião de várias atletas, entre elas a duetista Nayara Figueira, o Brasil está seguro e bem treinado para enfrentar as principais seleções do mundo em Changshu.

- Estamos muito bem preparadas, em ponto de bala para competir e ansiosas para a competição começar porque estamos muito confiantes em conseguir subir de posição e chegar mais perto dos times principais. A equipe está muito mais entrosada fora da água e isso reflete no nosso desempenho. O time está seguro e acho que, além do entrosamento, um dos  motivos principais para a subida de produção foram os vários eventos internacionais que participamos. Isso nos deu o feedback de juízes, outras atletas, técnicas e fizemos muitas mudanças e alterações nas rotinas – disse Nayara.

A equipe brasileira competiu nos campeoantos abertos da Itália e da Espanha e também no Mundial Júnior, nos Estados Unidos, onde participaram várias atletas que também competem na equipe adulta.

A seleção brasileira de nado sincronizado participará da Copa FINA de Nado Sincronizado com recursos dos Correios, Bradesco, Lei Agnelo/Piva, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Speedo.

Chefe de equipe:
Mônica Rosas

Técnicas:
Andrea Curi (dueto)
Maura Xavier (equipe)
Roberta Perillier (equipe)
 
Atletas:
1) Lara Teixeira  (Tijuca Tênis)
2) Nayara Figueira  (Paineiras do Morumby)
3) Giovana Stephan   (Flamengo)
4) Lorena Molinos  (Flamengo)
5) Beatriz Feres   (Tijuca Tênis)
6) Branca Feres   (Tijuca Tênis)
7) Michelle Frota  (Flamengo)
8) Pamela Nogueira  (Tijuca Tênis)
9) Gabriella Figueiredo (Flamengo)
10) Daniella Figueiredo  (Flamengo)
11) Maria Eduarda Pereira  (Flamengo)
12) Maria Bruno   (Fluminense)