Brasileiras conquistam dois ouros no primeiro dia

 dueto de Maria Eduarda Miccuci e Priscila Japiassú virou um jogo que começou com domínio colombiano nas Figuras e ficou com a medalha de ouro em Lima, no Peru/ Foto: CBDA / DivulgaçãoLima/Peru – No primeiro dia de definição do nado sincronizado pelo Sul-Americano Juvenil de Lima, as brasileiras conquistaram o lugar mais alto do pódio no solo juvenil e no dueto Junior. A solista Nathalia Siqueira foi a melhor desde a prova de Figuras da véspera que proporciona metade da pontuação. Já o dueto de Maria Eduarda Miccuci e Priscila Japiassú virou um jogo que começou com domínio colombiano nas Figuras.

 

No juvenil, Nathalia competiu ao som de Edith Piaf e levantou a arquibancada do parque aquático do Campo de Marte. Ela já havia sido a primeira na prova de figuras e confirmou sua superioridade na coreografia.

- Estava bem otimista pela minha pontuação em Figuras (que representa 50% da prova) mas não comemoro por antecipação, pois sempre pode acontecer alguma coisa. No Sul-Americano anterior conquistei prata mas competi com meninas mais velhas – disse Nathalia, de 14 anos, atleta do Tijuca Tênis e que até começar a treinar com esta Rotina não conhecia Piaf.

Nathalia é um diamante dos esportes aquáticos brasileiros sendo lapidado. Nada desde os dois anos e desde os seis divide a natação com o nado sincronizado. Ganhou títulos nacionais de base nos dois esportes e não pretende deixar uma das modalidades. Pelo menos vai adiar até quando der. Filha de uma ex-remadora com um fisiatra do Clube Boavista, vice-campeão da Taça Guanabara, ela demonstra um fôlego de campeã. Ela também foi convocada para as provas de natação que começam na semana que vem.

- Vou disputar os 100m e 200m borboleta; os 200m e 400m medley; os 50m livre e o reveza 4x100m livre – concluiu a polivalente Nathalia.

No Dueto Jr, o Brasil virou um jogo que começou a favor da Colômbia. Enquanto o Brasil mudou várias atletas da categoria, a Colômbia só alterou uma e com isso tem um melhor entrosamento. Após colocar quatro nadadoras entre as seis primeiras, incluindo a melhor, Estefania, as colombianas passaram a favoritas, mas não contaram com a raça brasileira.

- Sabíamos que era difícil mas acreditamos até o fim – falaram em uníssono as três brasileiras que ajudaram na vitória final ao som de música eletrônica (Maria Miccuci, do Fluminense, 15 anos e 1,63m; Priscila Japiassu, do Flamengo, 17 anos e 1,66m; e Jessica Noutel, do Fluminense, 17 anos e 1,60m). Felizes da vida só se chatearam por não ter tido o hino, que acabou cantado pelas outras atletas e torcedores na arquibancada.
 
- Estávamos mais de um ponto atrás das colombianas e como a Maria Eduarda fora melhor do que a Jessica nas Figuras resolvi arriscar uma mudança pois a diferença para as colombianas diminuía. Mas ainda assim era difícil pois a diferença ainda era grande e Maria era a mais jovem. Mas a disposição que elas entraram foi incrível. Viramos o jogo na raça.
 
Resultados: = 1) Nathalia Siqueira Almeida – Brasil – 142,064 (Figuras = 68,744 + Rotina Livre = 73,320) / 2) Daniela Dominguez Daza – Colômbia – 133,627 / 3) Stephanie Murillo – Venezuela – 128,829 / 4) Candida Ruggiero – Argentina – 124,247 / 5) Kyra Hoevertsz – Aruba – 122,130 / 6) Sandy Quiroz – Peru – 121,622 / 7) Valentina Vargas Paris – Chile – 121,569

Solo Juvenil

Dueto Junior = 1) Brasil - Maria Eduarda Miccuci & Priscila Japiassu (r: Jessica Noutel) – 144,287 (Figuras = 70,053 + Rotina Livre = 75,520 / 2) Colômbia – Natalia Gomez & Estefania Alvarez Piedrahita (r: Laura Arango Gomez) – 144,287 / 3) Venezuela – Albany Avila & Cleyra Membrilla (r: Karla Loaiza) – 139,176 / 4) Chile  – Kelley Kobler Pedemonte & Tania Mondaca Gatica – 137,829 / 5) Argentina – Camila Maria Arregui & Ana Victoria Fernandez (r: Sofia Eliceche) – 135,951  / 6) Peru – Ana Sofia Hibon & Ivalu Acurio (r: Ana Lucia Espinoza) – 133,241 / 7) Uruguai – Mariel Spinoglio Daners & Micaela Vazquez Sosa – 124,342

Programação do nado sincronizado:
6ª feira (18/3)
= 14h, de Brasília – Equipe Junior / Equipe Juvenil
Sábado (19/3) = 14h, de Brasília – Solo Junior (Camila Almeida) / Dueto Juvenil (Luisa Borges e Maria Lobo)  / Combo Junior