Estreia do novo dueto da seleção brasileira

Luiza Borges e Giovana Stephan, novo dueto brasileiro / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - O nado sincronizado é o próximo esporte aquático a entrar em cena nos Jogos Desportivos Sul-Americanos, na quinta-feira, 13/03. O Brasil estreia nesta competição o dueto da seleção adulta que será formado por Luisa Borges e Giovana Stephan, com Eduarda Micucci de reserva. Nesta terça-feira, 11/03, as atletas treinaram no Centro Aquático do Estádio Nacional do Chile. A técnica, Maura Xavier, está otimista com o desempenho das atletas.

"Foi uma surpresa agradável. No primeiro dia que coloquei as três na água não sabia qual seria o resultado. Percebemos que a Luiza e a Giovana se parecem, tem um biótipo semelhante, movimentos e tempo de execução muito parecidos. Esta é a primeira coisa perceptível no julgamento: o tempo de execução. Ainda precisamos ajustar as duas em termos de força. A Giovana é mais velha, tem mais tempo no nado sincronizado, mas fiquei muito feliz em ver que fiz a escolha certa. Este é um dueto que já começou dando certo. Não sei nem se já completou dois meses de treino, mas já vejo uma afinidade grande elas. Elas são focadas e treinam bastante. Eu precisava desta química entre as duas e estou muito otimista", disse Maura.
 
Em Santiago Luisa e Giovana irão usar rotinas que foram apresentadas em 2013. A rotina técnica é um rock gótico e a livre, as Quatro Estações.
 
"A Julie (técnica canadense Júlie Sauvé) mexeu muito na rotina técnica, pois queria mais rock nela. Mudamos bastante coisa. A rotina livre foi feita pelo Stephan (coreografo francês Stephan Miermont) e é considerada muito boa. Está a mesma. A Julie está trabalhando com a gente direto. Este ano ela ainda fica na ponte entre Brasil e Canadá. Estamos num intercâmbio intenso de informações com vídeos e sugestões. Ela vem em abril de novo, depois vamos pra lá, enfim o bom é que não é uma supervisão. Ela entra como head coach e entra de cabeça. Em 2016 ela passará o ano todo aqui", explicou.
 
Luisa e Giovana também disseram estar confiantes e preparadas para a responsabilidade de estar sob os holofotes nos Jogos Olímpicos em casa.
 
"Estamos treinando muito, concentradas e determinadas a fazer dar certo. As três são muito importantes no processo (as duas principais e a reserva) e já viemos de um período longo sendo preparadas para isto. Estamos sentindo muita segurança e acho que chegaremos nos Jogos Olímpicos muito bem", disse Luisa.
 
Júlie Sauvé tem um currículo de respeito. Conquistou mais de 100 medalhas internacionais nos 25 anos em que trabalhou na seleção canadense, incluindo oito medalhas olímpicas: 2 pratas (Los Angeles/84); 2 ouros (Seul/88); 1 ouro e 1 prata (Barcelona/92); 1 prata (Atlanta/96); e 1 bronze (Sydney/2000). Nas duas últimas olimpíadas – Pequim/2008 e Londres/2012 – ficou em 4º lugar. Júlie já ajudou o Brasil há 16 anos, quando auxiliou a técnica Magali Cremona na preparação para o Mundial de Perth/1998, na Austrália, o primeiro em que a equipe brasileira passou a condição de finalista, o que antes só acontecia com o dueto.
 
A treinadora canadense fez uma avaliação individual das atletas do Brasil com as técnicas brasileiras (Maura Xavier, Magali Cremona e Gláucia Soutinho). A seguir, ela propôs mudanças nas coreografias e nas formas de treinamento, colocando seu jeito de trabalhar com uma equipe multidisciplinar, com mais intensidade na parte física, pois quer o nado com mais explosão.
 
"A equipe do Canadá é muito forte e acho que é essa força, esse vigor físico que nos falta para dar o “pulo do gato”, acrescentou Maura.
 
A curiosidade geral continuará até o ano que vem. Qual serão as rotinas que o Brasil usará nos Jogos Olímpicos Rio 2016?
 
"A Julie já tem a ideias bem fechadas, mas só vai montar as coreografais no final deste ano. Ainda vamos pensar em qual competição serão testadas, mas por enquanto é tudo segredo", finalizou Maura.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook