Estrela russa do nado quer comemorar até debaixo d'água em 2016

Svetlana Romashina combina esporte e arte no nado sincronizado / Foto: Quinn Rooney / COI

Rio de Janeiro - Imbatível desde Sydney 2000, a equipe russa de nado sincronizado se prepara para defender o topo do pódio nos Jogos Rio 2016. Uma das estrelas da seleção, Svetlana Romashina – dona de três ouros Olímpicos – está determinada a ajudar o seu país nesta missão. Em entrevista ao site rio2016.com, ela contou que já sabe até como vai comemorar o título:
 
“Quando vencemos uma competição, nós jogamos nossos técnicos na piscina. Eles até tentam fugir, sair correndo, mas sempre acabam dentro d’água”, revela a atleta.
 
E as chances de os espectadores verem esse ritual acontecer, no Centro Aquático Maria Lenk, palco das competições em 2016, são grandes. Svetlana, de 25 anos, faz parte de uma geração que domina o nado sincronizado há mais de uma década – a Rússia conquistou as oito medalhas de ouro do esporte em jogo em Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.
 
Na última edição dos Jogos, Svetlana ajudou o país a arrebatar o ouro no dueto e por equipes, título que ela já tinha conquistado em Pequim 2008. A atleta coleciona ainda sete ouros em campeonatos europeus e 15 medalhas douradas em mundiais.
 
O sucesso é resultado de muito suor - a atleta treina entre 9 e 10 horas por dia. Mas, segundo ela, a torcida das arquibancadas também faz a diferença. E dá uma dica aos espectadores dos Jogos Rio 2016.
 
“Torça de corpo e alma para o seu país e para os seus atletas. Nós sempre ouvimos e sentimos a sua torcida, e isso nos ajuda muito. Tenho certeza que todos os atletas darão tudo de si”, recomenda.
 
E, em relação ao sucesso dos Jogos Rio 2016, ela não tem dúvida. “Tenho certeza de que os Jogos Olímpicos vão despertar muito interesse dos brasileiros, mesmo aqueles esportes que não são tão populares. E eu indico o nado sincronizado, que é um esporte muito bonito, com apresentações belíssimas, quase um espetáculo mesmo”, diz.
 
No total, oito equipes e 24 duetos vão disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016. O processo de classificação deve começar ainda neste ano. Cinco torneios classificatórios continentais definirão os primeiros cinco duetos e cinco equipes classificadas. As demais vagas serão definidas no pré-Olímpico mundial, que acontecerá em abril de 2016.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook