Rússia que treina no Maria Lenk está imbatível desde Sydney 2000

Equipe russa ensaia coreografia na piscina do Centro Aquático Maria Lenk / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

Rio de Janeiro - Soberana no topo do pódio desde Sydney 2000, a seleção russa de nado sincronizado fugiu do rigoroso inverno europeu e está no Rio de Janeiro para um período de treinos. Dispostas a defender os ouros conquistados nas últimas quatro edições Olímpicas, as atletas escolheram o Centro Aquático Maria Lenk, palco das competições nos Jogos Rio 2016, para dar sequência à sua preparação para a primeira edição dos Jogos da América do Sul.
 
“As condições aqui são ótimas. Todas as meninas adoram vir ao Brasil e ficam ansiosas para este período de treinamento. Na Rússia agora está muito frio e as pessoas ficam mais quietas e sérias, mas quando chegamos aqui tudo muda, porque os brasileiros são alegria e passam todo esse calor do Rio para nós", diz a técnica Tatiana Pokrovskaya sobre o treinamento, realizado na companhia da seleção brasileira.
 
"Tudo aqui é muito bom, além do clima e do carinho, a piscina é ótima e nós já nos sentimos em casa. Certamente nos sentiremos muito bem nos Jogos Olímpicos”, completa.
 
A notícia pode soar ameaçadora para os rivais. A imbatível seleção russa conquistou as oito medalhas de ouro em jogo - tanto nos duetos e como nas competições por equipe - nos Jogos Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.
 
As europeias chegaram ao Rio no dia 17 de janeiro e seguirão treinando até o último dia do mês. O grupo comandado pela técnica Tatiana Pokrovskaya conta com 14 atletas, sendo quatro campeãs Olímpicas - Daria Korobova, Alla Shishkina, Aleksandra Patskevich e Anzhelika Timanina - e nove campeãs mundiais. 
 
As primeiras vagas Olímpicas do nado sincronizado estarão em jogo apenas em 2016. Cinco torneios classificatórios continentais definirão os primeiros países garantidos nas competições por equipes e por duetos. As últimas vagas serão disputadas no pré-Olímpico mundial, que acontecerá em abril.
 
Veja Também: