Brasil faz a festa sul-americana: Arthur Mendes ganha bronze

O Brasil “desencantou” no Mundial Júnior de Lima com o bronze de Arthur Mendes Filho na prova de 100m borboleta (53s96) / Foto: Satiro Sodré/CBDALima – O Brasil “desencantou” no Mundial Júnior de Lima com o bronze de Arthur Mendes Filho na prova de 100m borboleta (53s96).  Na noite desta quinta-feira, dia 18 de Agosto, ele conquistou o terceiro posto com garra, nos últimos 25 metros. O ouro ficou com o americano Davis Maclin (53s24) e a prata com o japonês Kenta Hirai (53s40). A medalha de Arthur é a primeira de um atleta sul-americano na competição.

"Eu queria muito fazer 53s, mas quando olhei no placar e me vi em terceiro não acreditei. Tive que olhar umas três vezes, quatro vezes pra acreditar. Meu pai é o meu técnico e hoje falei com ele pela manhã. Ele me disse que a prova ia ser decidida nos últimos 25 metros. Então fiz a passagem consciente e vim crescendo, dando tudo e mais um pouco na volta. Dedico a ele essa conquista. Se não fosse minha família eu não estava aqui ", disse Arthur, se emocionando com a lembrança do pai e dos familiares.

O nadador brasileiro terminou as eliminatórias (54s43) e as semifinais (54s24) com a quarta marca. Depois das semis, saiu preocupado, pois achava que tinha dado o máximo enquanto que os adversários tinham se poupado. Na final, ele não saiu bem, virou os 50m em quinto lugar (29s48) e foi crescendo a cada braçada da última metade do percurso.

Com o pai militar, Arthur tem 18 anos, nasceu em Cáceres, no Mato Grosso, passou parte da vida no Acre e agora mora no Espírito Santo, pois toda a sua família é capixaba.

Na semifinal dos 50m costas Henrique Handa (26s47) ficou como o nono tempo e é o primeiro reserva da prova. Na manhã de sexta-feira, 19/08, nadam nas eliminatórias Leonardo Alcover na quinta série e Lauro Cabral Filho na sétima e penúltima bateria dos 50m borboleta.

O Brasil entrará também com o time de 4x200m livre masculino. Arthur Mendes Filho volta à piscina ao lado de Edaurdo Guimarães, João Amorim e Giuliano Rocco. A ordem de entrada ainda será definida pela comissão técnica.