Brasil termina em 15º lugar geral

Arthur Mendes Filho – 100m borboleta (53s96) - medalha de bronze / Foto: Satiro Sodré/AGIFLima – O 3º Mundial Junior de Natação da FINA terminou na noite de domingo, 21/08, em Lma, com 27 novos recordes de campeonato e resultados que o colocam como o de maior nível técnico entre os já realizados. As 27 novas marcas de competição vieram com tempos de “gente grande”.

O Brasil nunca deixou de subir ao pódio do Mundial Junior e em Lima não foi diferente. O país foi o único latino-americano no quadro de medalhas e deixa o Peru com uma medalha de bronze e mais seis finais, além de quatro semifinais (ver lista no final). Entre as 59 equipes participantes, a natação brasileira pontuou em 11º no masculino e 22º no feminino, ficando em 15º no geral. No quadro de medalhas, o Brasil terminou em 17º junto com França e Croácia.

Estados Unidos, Canadá e Japão, nesta ordem, foram os que mais pontuaram. A pontuação leva em conta o número de finais e semifinais. No quadro de medalhas, os americanos continuam liderando (11 de ouro, oito de prata e três de bronze), mas seguidos por Japão (sete de ouro, nove de prata e três de bronze) e Canadá (quatro de ouro, cinco de prata e cinco de bronze).

No último dia de provas Angelito Cassandra melhorou seu tempo (28s72) em relação às fases anteriores e manteve a colocação em que se classificou das elimiantórias para a semifinal e desta para a decisão, o 5º lugar. O grego Panagiotis Samilidis venceu a disputa com 28s27, seguidos pelo inglês Harry Benson, empatado com o japonês Akihiro Yamaguchi, ambos com 28s44.

Carolina Bergamaschi, 7ª colocada (26s22), nadou os 50m livre com adversárias difíceis como a americana Lia Neal, medalha de ouro nos 100m, 4x100m e 4x200m livre; a canadense Chantal VanLandeghen, prata nas provas ganhas por Lia, com exceção dos 4x200m; e a austrliana Bronte Campbell, bronze nos 100m livre. Esta última terminou com o ouro dos 50m (25s22), batendo o próprio recorde das eliminatórias (25s28), seguida por Lia (25s30) e Chantal (25s35).

O revezamento 4x100m medley de Henrique Handa, Angelito Cassandra, Arthur Mendes Filho e André Pereira fez o quinto melhor tempo também na final (3m44s61), mas acabou desclassificado com o escape de Arthur Filho por menos 0.29.

"Senti que a gente podia chegar e aí a ansiedade foi maior", disse Arthur, na reunião final com a equipe. O técnico Sérgio Marques elogiou o desempenho dos atletas e destacou que maioria está apenas começando a caminhada objetivando as competições maiores. " Adorei a união da equipe, a postura dos atletas e vi que aprendemos muito. Foram dias que deram mais entendimento sobre o que é estar competindo em nível mundial. Todo mundo sai de Lima com vontade de trabalhar mais e de chegar mais longe. Todos estão de parabéns porque se esforçaram ao máximo", disse.

O Presidente da FINA, Julio Maglione, e o presidente da Federação Peruana, Johnny Bello, entregaram a bandeira da FINA aos representantes do Marrocos,  próxima sede do Mundial de Natação Junior, em Agosto de 2013, na cidade de Casablanca.

3º Mundial Junior de Natação – Lima 2011
Medalha
Bronze – Arthur Mendes Filho – 100m borboleta

Finais
4º lugar –Leonardo Alcover, Arthur Mendes Filho, Gabriel da Rosa e André Pereira – 4x100m livre
5º lugar – Angelito Cassandra – 50m peito
7º lugar – Carolina Bergamaschi – 50m livre
8º lugar – Henrique Handa – 100m costas
8º lugar – Eduardo Guimarães, João Amorim, Arthur Mendes Filho, Giuliano Rocco – 4x200m livre
DQ – Henrique Handa, Angelito Cassandra, Arthur Mendes Filho e André Pereira – 4x100m medley

Semifinais
9º Arthur Mendes Filho – 100m livre
9º Henrique Handa – 50m costas
9º Lauro Cabral Filho – 100m borboleta
15º Angelito Cassandra – 100m peito