Cesar Cielo faz balanço positivo da Tentativa para o Mundial

No Sábado, dia 23 de Abril, Cielo optou por fazer uma prova alternativa ao invés de sua especialidade, os 50 m livre, que estava no programa do dia / Foto: Satiro Sodré / CBDASão Paulo - O campeão mundial e olímpico Cesar Cielo, que já tem vaga assegurada na seleção brasileira que vai para o Mundial de Xangai, de 24 a 31 de julho, nadou em ritmo de treino a Tentativa para o Mundial, seletiva realizada na piscina do Julio Delamare, no Rio de Janeiro.

 No Sábado, dia 23 de Abril, Cielo optou por fazer uma prova alternativa ao invés de sua especialidade, os 50 m livre, que estava no programa do dia. Cesar Cielo nadou e foi o mais rápido das séries nos 100 m borboleta, com 53s07. O velocista já tinha uma boa marca nos 50 m livre feita no GP de Michigan - 22s08 -, no início do mês, e o bloco da piscina do Júlio Delamare não favorecia uma boa largada.

O técnico Alberto Silva, disse que não iria acrescentar em nada para o treinamento fazer os 50 m livre na Tentativa. Albertinho comanda Cesar Cielo e os nadadores do grupo Projeto Rumo ao Ouro Olímpico, P.R.O. 16. "Optei mesmo por provas alternativas, como os 50 m e os 100 m borboleta. Era o momento de eu continuar competitivo sem a pressão do Maria Lenk", observou Cielo.

A Tentativa para o Mundial terminou com um balanço positivo para o barbarense Cesar Cielo, de 24 anos, campeão olímpico e mundial e recordista mundial dos 50 m livre, campeão e recordista mundial e medalhista olímpico de bronze dos 100 m livre. Cielo tem os índices para o Mundial desde o Pan-Pacífico de Irvine (EUA), em agosto do ano passado, nos 50 m livre (21s57), nos 100 m livre (48s48) e nos 50 m borboleta (23s03).

Na piscina do Julio Delamare voltou a nadar abaixo do índice os 100 m livre, na quarta-feira - a marca exigida pela CBDA era de 48s74, fez 48s66, mas seu tempo do Pan-Pacífico ainda era melhor. A marca é a sua melhor no ano e equivale ao sétimo tempo do mundo no ranking. "O tempo de 48s66 é melhor do que o de Michigan. Foi uma boa surpresa", comentou.

Nos 50 m borboleta, que nadou na quinta-feira, Cielo foi o mais rápido da tentativa com 23s68, equivalente ao sexto tempo do mundo no ranking. O índice fixado pela CBDA era de 23s65 - Cielo segue classificado com a marca do Pan-Pacífico. Cielo foi mais rápido do que no GP de Michigan em todas as provas que nadou, o que mostra evolução na preparação para a temporada. Neste sábado, foi o mais rápido nos 100 m borboleta (53s07), prova em que já havia nadado em 53s83, na semifinal do GP de Michigan, no início do mês.

Cielo fez um balanço positivo da Tentativa para a natação. "Foi válida. Todo mundo fica com a noção de onde pode chegar e de como estão os adversários." Entende que os índices fixados são fortes, mas considera isso bom. "Quem for ao Mundial tem chance de ser finalista e disputar medalha." Cielo acha que na próxima semana, de 2 a 8 de maio, no Maria Lenk, os tempos vão baixar em várias provas. "Vai ser forte e ainda com a adrenalina da disputa entre os clubes", observou. Seu clube, o Flamengo, estará reforçado pelos seus companheiros do P.R.O. 16 na disputa desta edição do Troféu Maria Lenk.