Cielo vai nadar Troféu José Finkel em ritmo de treino

O velocista Cesar Cielo vai nadar o Troféu José Finkel em ritmo de treinos, mas pensando nos pontos que pode somar para o seu clube, o Flamengo / Foto: Satiro Sodré/AGIFBelo Horizonte - O velocista Cesar Cielo vai nadar o Troféu José Finkel em ritmo de treinos, mas pensando nos pontos que pode somar para o seu clube, o Flamengo. Cielo não teve descanso após o Mundial de Xangai, em que ganhou duas medalhas de ouro - uma inédita, nos 50 m borboleta, e a outra, nos 50 m livre, veio com o bicampeonato.

O próximo compromisso de Cielo será o Pan-Americano de Guadalajara (MEX), em outubro. Está em uma fase pesada de treinamentos e não pode pensar em tempos baixos no 40º Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, em Belo Horizonte. O torneio, a partir desta segunda-feira (29/8), segue até o domingo, dia 4 de setembro, nas piscinas do Minas Tênis Clube. 

O programa de provas do 40º Troféu José Finkel prevê eliminatórias às 17 horas, no Parque Aquático Itambé, na Unidade I do Minas. Finais e semifinais terão início às 10 horas. No domingo, último dia (4/9) de competições, as finais começam às 9h30. O Troféu José Finkel é a quinta seletiva da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a Olimpíada de Londres/2012. Cielo já tem índices nos 50 m livre (21s52) e nos 100 m livre (48s01), com os tempos obtidos no Mundial de Xangai.

"Vou nadar este Finkel em ritmo de treino. Não tem outro jeito. No caso da natação, não temos como fazer um ciclo muito curto de treinamento (após o Mundial de Xangai), pensando em resultados. Não adianta querer ter sucesso o tempo todo, principalmente nas provas de velocidade, que exigem força. Demora um pouco para achar o pico de força. O treino está voltado para o Pan. O mais importante é marcar o máximo de pontos para o Flamengo e, ao mesmo tempo, treinar o máximo para chegar no Pan em forma novamente", afirmou Cielo, que está inscrito nas provas de velocidade dos estilos livre e borboleta e no revezamento 4x100 m livre do Flamengo.

Para o técnico Alberto Silva, que comanda Cielo e um grupo de nadadores da seleção brasileira no Projeto Rumo ao Ouro em 2016 (P.R.O. 16), o objetivo do Finkel é mesmo defender o Flamengo. "Eles gostam do clube, estão satisfeitos e felizes e querem defender os pontos", diz, referindo-se a Cesar Cielo e aos nadadores do Flamengo que treinam no grupo. "O Cesão está cansado do Mundial, mas está inscrito nas suas provas e vai nadar pelos pontos para o Flamengo. O tempo de recuperação de cada um é diferente. Uns se recuperam mais rápido; outros, não. Ele terá adversários fortes nas provas de velocidade. Será um campeonato aberto, sem previsões de tempo nem de resultado."

O técnico Albertinho acha que é desnecessário "jogar pressão sobre os caras nesse momento" por resultados. "Mas vão tentar, dentro da competição, buscar o máximo de força pelo Flamengo, sem pressão de tempo."