Competições marcam aniversário de 64 anos da Federação Bahiana de Desportos Aquáticos

A competição teve direito a bolo de aniversário e balões de festa e reuniu cerca de 200 atletas / Foto: Divulgação/FBDA

Bahia - A Federação Bahiana de Desportos Aquáticos completa em agosto mais um ano de história e, para comemorar, promoveu no último sábado, dia 5, o Troféu FBDA 64 anos. A competição teve direito a bolo de aniversário e balões de festa e reuniu cerca de 200 atletas de nove clubes no Centro Olímpico de Natação da Bahia, na Av. Bonocô.
 
Na pontuação final pela manhã o CEPE ficou com a primeira colocação, seguido do Clube Bahiano de Tênis e o YachtClube da Bahia. O ranking à tarde foi liderado pelo CEPE, seguido do Yacht Clube da Bahia e Clube Bahiano de Tênis. Foram cerca de 20 provas nas categorias mini-mirim, pré-mirim, mirim e petiz pela manhã, e infantil, juvenil, júnior e sênior à tarde.
 
A FBDA tem tido um ano especial para comemorar. Além de hoje ter um local estruturado para realizar suas competições, a nova piscina olímpica, os atletas baianos têm adquirido resultados relevantes no cenário nacional e internacional.
 
"Estar competindo em uma piscina de 50 metros faz toda diferença na rotina de um atleta de alto rendimento. Há pouco tempo nossos atletas só nadavam de duas a três vezes ao ano em piscinas olímpicas, mas apenas quando viajavam para competir fora da Bahia”, explica Diego Albuquerque, presidente da FBDA.
 
Segundo o presidente, a estrutura possibilita resultados significantes. “Hoje, graças à nova piscina, praticamente todas as nossas competições são aqui, sem falar que o equipamento é o que há de mais moderno no mercado e naturalmente os atletas vão obtendo resultados expressivos com isso. Nossa intenção agora é permitir que mais atletas de alto rendimento possam treinar semanalmente no Centro Olímpico de Natação e, com isso, garantir que aperfeiçoem seus treinos", enfatiza Diego Albuquerque.
 
A Bahia foi o estado que mais colocou atletas na seleção da Copa Pacífico e ainda se destaca nos campeonatos Sulamericanos de categorias e também no Mundial Junior, com Arícia Pérée, e Mundial da Fina em Budapeste, no último mês, com o atleta mais expoente da atualidade, Allan do Carmo.
 
Há 64 anos, a FBDA trabalha pelo crescimento e desenvolvimento dos esportes aquáticos na Bahia, sendo o estado berço de atletas consagrados como Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Edvaldo Valério.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook