Desafio Raia Rápida confirma a 6ª edição com grande novidade: o desafio agora é misto

O Raia Rápida acontece dia 15 de outubro, no Parque Aquático Maria Lenk (RJ), com disputas emocionantes, individuais e por equipe / Foto: Satiro Sodré/Desafio Raia Rápida​

Rio de Janeiro - Em sua sexta edição, o Desafio Raia Rápida, apresentado por Shell, Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado por Piraquê, apresenta os representantes do Brasil na competição.
 
O evento, que já se tornou um dos grandes acontecimentos da natação mundial e que conta com disputas emocionantes nos 50m, individuais e por equipe, terá uma equipe brasileira embalada pelas recentes conquistas no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria. Etiene Medeiros, Bruno Fratus, João Junior e Daynara de Paula são os nomes que tentarão alcançar o tetracampeonato. O Raia Rápida acontece dia 15 de outubro, no Parque Aquático Maria Lenk (RJ). Além do Brasil, três outros países importantes para a natação mundial ainda serão anunciados para o Desafio, garantindo muita emoção e disputa braçada a braçada.
 
"É um evento muito diferenciado. Estou muito empolgada pelo convite, nossa equipe está muito motivada, estamos vindo fortes e dispostos a dar o máximo para que seja uma ótima competição e que o público se divirta", declara Etiene.
 
Atual tricampeão, o quarteto brasileiro tentará manter o título em provas nas modalidades costas, peito, borboleta e livre. No último Mundial, realizado em piscina longa, em Budapeste, Etiene Medeiros conquistou a medalha de ouro nos 50m costas, Bruno Fratus conquistou a prata nos 50m livres e no revezamento 4x100m livre, 
 
"O Raia Rápida é um evento com formato único e extremamente atrativo para a torcida, torna a natação um esporte ainda mais emocionante! Representar a Equipe Brasil nessa disputa é empolgante! Com a adição de provas mistas até mesmo no programa Olímpico, disputas nesse formato são uma realidade no nosso esporte e se tornarão cada vez mais populares", empolga-se Bruno Fratus.
 
Além dos dois medalhistas, João Gomes Jr. chegará forte ao evento. No Mundial de Budapeste ele conquistou medalha de prata nos 50m peito com o recorde das Américas.
 
"Eu adoro participar do Raia Rápida. O evento tem um formato muito legal e dinâmico. Antigamente eram quatro homens, com provas de 50, então é uma prova mais rápida. E agora com o novo formato, junto com as mulheres, será muito desafiador, vai ser muito interessante. Estou muito empolgado para competir com elas", explica João Gomes Jr.
 
Formato da competição - Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da série seguinte, até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade.  Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do desafio com um empolgante revezamento 4x50m medley.  A equipe com maior pontuação nas duas fases será a grande campeã.
 
Equipe Brasil no Raia Rápida 2017:
 
Etiene Medeiros - costas
Daynara de Paula - borboleta
João Junior - peito
Bruno Fratus – livre
 
Campeões Raia Rápida:
 
2012 – EUA - Josh Schneider / Adam Mania / Mike Alexsandrov / Eugene Godsoe
2013 –  Austrália - Daniel Arnamnart / Christian Sprenger / Matt Targett / Matt Abood
2014 -  Brasil -  Matheus Santana / Nicholas Santos / Felipe França / Guilherme Guido
2015 – Brasil – Henrique Martins / Nicholas Santos / Felipe França / Daniel Orzechowski
2016 – Brasil – Bruno Fratus / João Junior / Henrique Martins / Henrique Rodrigues
 
Domingo 15/10
 
Parque Aquático Maria Lenk (RJ)
Abertura dos portões para o público: 8h (à confirmar)
 
Veja Também: