Estrelas estrangeiras participam do 39º Troféu José Finkel

 Rio de Janeiro - O Campeonato Brasileiro Absoluto – 39° Troféu José Finkel de Natação começa na tarde da próxima segunda-feira, 20/09, e vai até a manhã de domingo, 26/09, no Parque Aquático Maria Lenk, com os principais nomes nacionais e também com o reforço de algumas estrelas de outras nações. A competição terá as eliminatórias a partir das 18 horas e finais começando às 10 horas.

 

Os clubes estão revivendo edições das principais competições brasileiras dos anos 90, quando as disputas entre agremiações eram “apimentadas” com a presença de atletas estrangeiros.

No Finkel de 2010 o Flamengo traz as americanas Jessica Hardy e Kimberly Vanderberg; o Pinheiros tem a sueca Carina Joline Hostman e a sul-africana Franko Jonker; o Botafogo vem com o americano Randall Bal; o Fluminense incluiu no time as húngaras Evelyn Verraszto e Zsuzanna Jakabos; a Unisanta terá as argentinas Georgina Bardach e Augustina de Giovanni; o Corinthians vem com a chilena Kristel Kobrich e o argentino Esteban Paz; o Minas Tênis traz o austríaco Markus Rogan e equatoriana Loren Yamile Cabello; o paraguaio Bem Hockin vestirá as cores do Curitibano.

Tudo isso sem contar os que nadam sem clubes, ou seja, em observação, como o fundista e maratonista aquático equatoriano Esteban Enderica.

Mulheres - A americana Jessica Hardy, de 23 anos, competindo pelo Flamengo, tem três recordes mundiais ainda vigentes (50m peito e 4x100m medley em curta e 100m peito em longa), cinco medalhas em campeonatos mundiais em piscina longa, cinco em mundiais em piscina curta e ganhou recentemente quatro medalhas de ouro no Campeonato Pan-Pacífico (50m peito, 50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley), realizado em Irvine, na Califórnia.

Um bom duelo já se anuncia, pois Jessica competirá no estilo peito, seu principal, com a sueca Joline Hostman, do Pinheiros, que dominou as provas de peito na etapa Rio da Copa do Mundo de Natação, terminada domingo, 12/09, também no Maria Lenk.

A americana Kim Vandenberg, também do Flamengo, subiu ao pódio dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 para ganhar a medalha de bronze no revezamento 4x200m livre. Ela também tem uma medalha de prata nos 200m borboleta do Mundial dos Esportes Aquáticos de Melbourne 2007.

Outra boa disputa será entre atletas do mesmo clube, o Corinthians. A chilena Kristel Kobrich e a brasileira Poliana Okimoto são feras das provas mais longas seja na piscina, no mar, em rios ou lagoas. Assim como Poliana – que foi a campeã geral da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 2009 – Kristel nada maratonas e é dona de cinco dos nove recordes sul-americanos femininos que não pertencem a brasileiras. Ela é a melhor do continente nos 400m livre em piscina curta, 800m e 1500m livre em longa e curta.

O Fluminense trará duas húngaras que foram medalhistas no Campeonato Europeu em piscina longa deste ano, realizado em Budapeste: Evelyn Verraszto e Zsuzanna Jakabos. Evelyn ganhou ouro nos 200m medley e 4x200m livre. Zsuzanna foi prata nos 200m borboleta e bronze nos 400m medley.

A Unisanta entra na competição com a medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 nos 400m medley, a argentina Georgina Bardach, e sua compatriota Augustina de Giovanni.

Homens – O Botafogo entra em campo com o americano Randall Bal, especialista no nado costas, dono de duas medalhas em mundiais em piscina longa, cinco em mundiais em piscina curta e duas nos Jogos Pan-Americanos. Nas raias ao lado, pelo Minas Tênis Clube, competirá o austríaco Markus Rogan, também nadador do estilo costas e ganhador de duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, três medalhas em mundiais de longa, quatro em mundiais de curta e seis medalhas em campeonatos europeus, sendo quatro de ouro

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook