Etiene Medeiros, Marcelo Chierighini e Gabriel Silva nas semifinais do Mundial

No caminho do pódio / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Budapeste - O Brasil segue promissor na quarta etapa de natação do Mundial dos Esportes Aquáticos de Budapeste. Nas eliminatórias desta quarta-feira, dia 26, o país conseguiu mais três semifinais com Etiene Medeiros nos 50m costas, Marcelo Chierighini e Gabriel Silva, ambos nos 100m livre.
 
Etiene Medeiros estreou na competição apenas agora, mas já disse a que veio. Ela classificou para as semifinais com o segundo tempo (27s65), empatada com Aliaksandra Herasimenia, da Bielorrússia. A primeira das eliminatórias foi a chinesa Yuanhui Fu (27s21). Etiene foi prata nesta prova no Mundial de Kazan 2015, tornando-se a primeira brasileira a subir no pódio da competição de natação na história do Mundial dos Esportes Aquáticos. A primeira mulher no pódio mundial da FINA foi a maratonista aquática Poliana Okimoto, em Roma 2009, nos 5km.
 
“Estava bem nervosa, ansiosa pra nadar porque eu geralmente nado a primeira etapa e estou nadando só a quarta. Então fiquei neste início de competição com uma mistura de sentimentos, mas gostei de estar entre as primeiras, apesar de que é ainda a eliminatória e as meninas já tinham caído na água nos 100m costas e em outras provas, mas foi muito bom”, disse Etiene.
 
A sempre aguardada disputa de 100m livre também promete emoções fortes. Os dois nadadores brasileiros conseguiram passar a fase seguinte. Chierighini (48s46) com o quinto tempo num empate quádruplo com o americano Nathan Adrian, o japonês Shinri Shioura e o britânico Duncan Scott; e Gabriel (48s64), com o 12º tempo. No topo entre os semifinalistas está o australiano Cameron McEvoy (47s97), o francês Mehdy Metella (48s18) e o americano Remel Dressel (48s26).
 
“Antes de começar a prova eu estava pensando no que eu ia fazer. Três etapas, passo a passo. Saí muito fundo, fiquei muito embaixo d´água e tentando ir para superfície rapidamente. Perdi muito tempo e muita energia. Já fiquei atrás e me desconcentrei, mas passou”, explicou Marcelo.
 
Gabriel estreou na competição abrindo com competência o revezamento 4x100m livre brasileiro que subiu ao pódio para ganhar a prata. A segunda medalha do país na prova depois de 23 anos.
 
“Agora eu estava mais tranquilo que no revezamento. Fui forte, tanto que foi melhor do que quando eu abri o revezamento a primeira vez. A volta não foi muito boa. Foi parecida com a volta que fiz de manhã no revezamento. Normalmente consigo nadar melhor à tarde. No revezamento melhorei meio segundo. Vou tentar melhorar esse mesmo meio segundo e tentar disputar a medalha”, afirmou disse Gabriel.
 
A manhã também teve os 200m medley de Joanna Maranhão que, apesar de um bom tempo (2m09s77), não passou à fase semifinal, terminando em 19º lugar. Na versão masculina dos 200m medley, Thiago Simon também terminou na 19ª posição. Ele marcou 2m01s01 na penúltima semifinal.

Veja Também: