Fabíola Molina é flagrada em antidoping, perde índice para Londres 2012 e está fora do Mundial de Xangai

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos informou nessa terça-feira, dia 21 de Junho, que suspendeu por dois meses a nadadora Fabiola Molina depois que a atleta foi flagrada em exame antidoping feito no dia 22 de Abril / Foto: Satiro Sodré / CBDASão Paulo - A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos informou nessa terça-feira, dia 21 de Junho, que suspendeu por dois meses a nadadora Fabiola Molina depois que a atleta foi flagrada em exame antidoping feito no dia 22 de Abril, durante a Tentativa para o Mundial de Xangai, disputada na piscina do Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro.  Com a decisão, Fabiola Molina está fora do Mundial de Xangai e perdeu o índice que já havia conquistado para Londres 2012.

A análise do exame feito pela nadadora brasileira foi analisada pelo Laboratório INRS – Institut Armand Frappier, no Canadá, credenciado pela Agência Mundial Antidoping. O teste acusou resultado analítico adverso para a substância Metilhexanamina, da classe S6.b Estimulantes.

Um Painel de Controle de Doping instaurado pela CBDA na segunda-feira, 20/06, e presidido pelo Prof. Dr. Eduardo de Rose, considerou o histórico da atleta e o fato de ter ficado claro que não houve intenção de ganho de performance. Apesar disso, a CBDA respeitou a regra DC 10.4 e a atleta receberá sanção de inelegibilidade de dois (2) meses contados a partir da última competição, i.e, dia 08 de maio de 2011.

Com essa decisão, a atleta perderá os resultados obtidos nas competições de que participou após o dia 22 de abril e até o recebimento da notificação de resultado analítico adverso em 08 de junho de 2011. Isso implicará na perda para a atleta de índice já conquistado para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e perda de participação no 14º Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos da FINA, de 17 a 31 de julho, em Xangai.