Pinheiros vai em busca do seu 16º título do Maria Lenk

Entre jovens promessas da natação e grandes nomes, como Cesar Cielo, o Clube será representado por 54 atletas / Foto: Ricardo Bufolin/ ECP

Rio de Janeiro - O mês de maio chega marcando a grande estreia da natação brasileira neste início de ciclo. Entre os dias 02 (terça-feira) e 06 (sábado) o parque aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, que em agosto do ano passado recebeu atletas do mundo inteiro, protagonizando momentos inesquecíveis durante a última edição dos Jogos Olímpicos, realiza o 57º Troféu Maria Lenk de Natação.
 
Intitulado como Campeonato Brasileiro Absoluto/Taça Correios, trata-se de uma das competições nacionais mais expressivas para os nadadores brasileiros. As disputas ainda trazem um “peso extra”, pois além da disputa do título por equipe (clubes), o evento também servirá como última seletiva para o Mundial de Esportes Aquáticos da FINA (de 14 a 30/7, em Budapeste/Hungria), e também para o 6º Mundial Junior de Natação (23 a 28/8, em Indianápolis/EUA).
 
Campeão da última edição do Troféu Maria Lenk, que aconteceu em abril do ano passado e também serviu como seletiva para os Jogos Olímpicos, o Esporte Clube Pinheiros vai atrás do bicampeonato e o seu 16º título da competição, contando com uma equipe de 54 atletas. Nomes como o de João Gomes Jr., Guilherme Guido, Manuella Lyrio, Jhennifer Conceição e Gabriel Santos, que estavam entre os 11 nadadores que o Clube levou para as Olímpiadas de 2016, permanecem no time e disputarão o campeonato. Além disso, o Pinheiros ganhou reforços para esta temporada: Luiz Altamir, Natalia de Luccas e André Pereira estão entre os nadadores que chegaram para completar a equipe.
 
O head coach da equipe de natação do Pinheiros, Alberto Pinto da Silva, o Albertinho, acredita que o time se preparou bem para a competição e tem boas expectativas.
 
“A preparação foi excelente, foi uma das melhores temporadas que já presenciei. Vi um grupo novo de idade, mas desde já muito comprometido com os resultados. Tenho certeza que teremos uma grande apresentação neste Maria Lenk”, afirma Albertinho.
 
O time também ganhou um reforço especial, com a volta de um dos grandes ídolos da natação, Cesar Cielo, responsável por duas das 12 medalhas olímpicas que o clube possui (1 ouro e 1 bronze em 2008). Com toda sua experiência, o atleta vem agregar a equipe compartilhando sua experiência e servindo de espelho para as jovens promessas pinheirenses.
 
''Voltei para dar o melhor de mim. Estou treinando muito bem, como não fazia há três ou quatro anos. Estou em uma fase de me redescobrir na piscina. Quero ir para o Mundial, mas não me pressiono tanto para isso. Na verdade, aqui no Pinheiros quero nadar bem, mas também quero servir como um mentor, com minha experiência. Quero ajudar e ser útil nesse processo rumo aos Jogos Olímpicos de 2020, mesmo se eu não estiver lá”, declara Cielo.

Veja Também: