Piscina do parque aquático Maria Lenk recebe elogios dos atletas

Instalação é administrada pelo Comitê Olímpico do Brasil / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Rio de Janeiro - O campeão olímpico Cesar Cielo não esconde de ninguém. Para ele, a piscina do Parque Aquático Maria Lenk é a melhor do Brasil e a realização do troféu de mesmo nome no local deveria acontecer sempre.
 
A opinião do maior nadador brasileiro de todos os tempos é parecida com a de todos os atletas que nadaram durante a semana passada na instalação, administrada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2009. Além da qualidade da piscina, os nadadores elogiaram toda estrutura oferecida pelo COB e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos durante a competição.
 
“Eu acho muito legal em vários sentidos a competição deste ano ter acontecido no Maria Lenk. Primeiro pela qualidade da piscina, que, sem dúvida, é a melhor que temos no Brasil. Segundo pelo fato de conhecermos essa piscina muito bem. Essa piscina é como se fosse a nossa casa. Isso é uma tranquilidade boa para a competição”, resumiu Cesar Cielo, que elogiou também a nova piscina de aquecimento, a poucos passos da principal. 
 
“Hoje, o Maria Lenk está no mesmo nível de qualquer outra top mundial. A estrutura é até melhor, porque em outros casos temos que andar muito do aquecimento para a competição. A minha opinião sempre foi de que o Troféu Maria Lenk tinha que ser sempre aqui. Sempre fui a favor dessa ideia e eu espero que aconteça, que seja um passo para o futuro. A magnitude dessa construção passa inspiração e eleva a autoestima. Temos que absorver o máximo dessa piscina e a gente ficou muito satisfeito da competição ter sido aqui”,  disse Cielo.   
 
Acostumada a nadar em águas abertas, a baiana Ana Marcela Cunha foi outra que aproveitou os momentos na piscina que também foi sede dos jogos de polo aquático nos Jogos Olímpicos Rio 2016. “A melhor piscina que temos hoje no Brasil está aqui, no Maria Lenk. Por ter acontecido alguns eventos dos Jogos Ollímpicos, acho que isso mostra que a piscina tem potência para fazer um campeonato nacional. É importante continuar tendo esses eventos, todo mundo gosta muito de competir aqui. Se pudesse, todas as seletivas seriam nessa piscina. Podemos ter piscinas parecidas com essa no Brasil, mas não iguais. Ela é a melhor e sabemos que está sendo bem usufruída. Por exemplo, ver alguém bater um recorde sul-americano e que treina aqui mostra que, não só a piscina, mas que toda a estrutura do Centro de Treinamento Time Brasil é bem aproveitada. É legal para nós, atletas, chegarmos no Rio de Janeiro e passarmos uma semana treinando aqui porque sabemos que está tudo pronto”, destacou Ana Marcela, referindo-se ao jovem nadador Guilherme Costa, recordista continental dos 1500m livre, e que treina diariamente no local.
 
As recordações de Joanna Maranhão do parque Maria Lenk são as melhores possíveis. Foi lá que conquistou o bronze no revezamento 4x200m medley nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. “Isso é uma casa para mim, não lembro de nunca ter competido mal aqui. Podia não estar no meu melhor, mas é um lugar realmente especial”. Joanna aproveitou para lançar uma ideia. “Já usei o CT Time Brasil e estava falando com a Ana Marcela (Cunha) que seria muito bacana se a gente pudesse fazer camping de treinamento aqui. Fechar uma equipe e passar uns 15 dias treinando. Seria uma excelente ideia para usarmos melhor o espaço”, disse a nadadora pernambucana. 
 

Veja Também: