Poliana Okimoto se despede das competições no Rei e Rainha do Mar

Atleta será homenageada com selo inédito no Circuito amador Rei e Rainha do Mar. Evento contará com cerca de 4000 participantes / Foto: Satiro Sodré / Rei e Rainha do Mar

Rio de Janeiro - A medalhista de bronze nos 10km da maratona aquática nos Jogos Rio 2016, Poliana Okimoto, vai se aposentar. A despedida da atleta está marcada para o domingo, dia 10 de dezembro, no Desafio Rei e Rainha do Mar, no Rio de Janeiro.
 
O evento acontecerá no local onde ela conquistou a medalha mais marcante de sua carreira: a Praia de Copacabana. Na competição, Poliana representará a equipe amarela (Brasil) ao lado de Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha e Fernando Ponte. Eles enfrentarão as equipes continentais da África, América e Europa, além de um 2º time brasileiro. O evento será uma ótima oportunidade para os cariocas e fãs do esporte acompanharem Poliana Okimoto neste marco pessoal tão especial. A atleta falou sobre a decisão de encerrar a carreira e sobre a despedida na maior competição internacional de águas abertas do Brasil. 
 
"O Rei e Rainha do Mar é um evento que eu tenho um carinho enorme, que adoro o formato. É uma prova que ajuda muito o crescimento da modalidade. Fui nomeado a primeira Rainha do Mar, bem no início do projeto. Recentemente, fui homenageada com a criação do Super Challenge (Desafio de 10km em águas abertas) que é uma prova que celebrou a minha medalha. Ainda tem o fato de ser Copacabana, local muito especial. Nada mais justo a minha despedida ser no cenário onde conquistei a medalha olímpica e onde eu iniciei na maratona aquática", celebra Poliana.  
 
Além da identificação de Poliana com o Rei e Rainha do Mar, a atleta tem grande afinidade com a Praia de Copacabana. Por conta disso, ela será homenageada com o selo Princesinha do Mar nesta etapa do Circuito Petrobrás Rei e Rainha do Mar, evento voltado aos atletas amadores com mais de 4000 atletas inscritos e que será disputado no dia 9 de dezembro. Os campeões masculino e feminino do Super Challenge - prova de 10 km de natação, criada em homenagem à conquista da medalha olímpica da atleta – ganharão, ainda, o Troféu Poliana Okimoto.
 
“Nos sentimos muito honrados pelo fato da Poliana ter considerado o Rei e Rainha do Mar digno de servir de palco para sua despedida do esporte. Com o intuito de homenageá-la, a camisa que os 4 mil amadores receberão terá a cor amarela do Brasil, nosso país que ela sempre representou com brilho, além de um selo especial de “Poliana Princesinha do Mar”, afirma Pedro Rego Monteiro, Diretor Executivo do Rei e Rainha do Mar.
 
Trajetória Poliana Okimoto - Poliana Okimoto sempre foi uma pioneira em natação no mar. Fez sua estreia em águas abertas na Travessia dos Fortes, em Copacabana, no ano de 2005. Em 2006, conquistou a prata (5km e 10km) no Mundial disputado em Napoli, Itália, a primeira de uma brasileira na competição. Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, mais uma vez na praia de Copacabana, levou novamente a prata, sendo o primeiro pódio do país na história da competição. Em 2013, no Mundial de Barcelona, foi campeã dos 10km. Em 2016, foi a primeira mulher brasileira dos esportes aquáticos a ganhar uma medalha: o bronze nos 10km. Copacabana foi, mais uma vez, o palco dessa conquista. Neste mesmo ano, ela foi indicada a um lugar no Hall da Fama do esporte, em cerimônia que será realizada no ano que vem. 
 
“Eu pesei na balança o lado profissional e pessoal. No lado profissional, eu conquistei tudo o que queria. Fui campeã mundial, medalhista olímpica, campeã da Copa do Mundo, fui pioneira na modalidade, na natação feminina. No lado pessoal, tem tanta coisa que ainda quero, quero ser mãe. O atleta abdica de muita coisa. Eu comecei a nadar aos 2 anos. Estou com 34 anos. São 32 anos dedicados ao esporte”, explica Poliana.
 
Com todos os seus objetivos profissionais alcançados, Poliana Okimoto celebra todas as conquistas, aguarda com calma o está por vir, e se prepara para ser mãe. 
 
“Para mim é um orgulho, uma honra enorme encerrar minha carreira no rei e Rainha do Mar. É uma prova super tradicional, uma festa das maratonas aquáticas. Tenho certeza que será muito especial. Parece que estou nascendo de novo. Nunca tive uma vida fora dessa que estou acostumada. Não sei ainda como vai ser. É um renascimento mas estou muito feliz”, finaliza a atleta.
 
Dinâmica do Circuito e Desafio Rei e Rainha do Mar - As competições do Rei e Rainha do Mar serão divididos em dois dias.  No sábado, dia 9, mais de quatro mil inscritos participarão do Circuito Petrobrás Rei e Rainha do Mar. Eles se dividirão entre provas amadoras de corrida na areia, biathlon, e natação em águas abertas. Já no domingo, dia 10, acontece as provas de Stand Up Paddle (SUP) e o Desafio Rei e Rainha do Mar com atletas de elite.

Veja Também: