Sabesp patrocina a natação do Pinheiros

Felipe França, que conquistou três medalhas em Dubai – bronze no 100m Peito, ouro no 50m Peito e bronze no revezamento 4X100m Medley / Foto: Satiro Sodré CBDASão Paulo - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)  será a partir de janeiro de 2011 a patrocinadora principal da equipe de natação do Esporte Clube Pinheiros, que passa a se chamar Equipe de Natação Pinheiros/Sabesp. O apoio irá ao Projeto de Formação e para a equipe principal de nadadores do Pinheiros. A parceria contemplará também toda a equipe para-olímpica do clube (atletas de natação, remo e esgrima). O patrocínio vai até junho do mesmo ano.

 

A parceria entre a Sabesp e o Clube Pinheiros foi oficializada nesta quarta-feira com a presença dos 15 nadadores da equipe que participaram do Mundial de Piscina Curta, em Dubai, nos Emirados Árabes. Entre eles, Felipe França, que chegou ao Brasil hoje com três medalhas – bronze no 100m Peito, ouro no 50m Peito e bronze no revezamento 4X100m Medley.

A natação do Pinheiros  é uma das mais tradicionais e vitoriosas do Brasil. No Mundial de Piscina Curta realizado em Dubai (Emirados Árabes) entre 15 e 19 de dezembro, a seleção foi formada por 26 atletas, sendo que 15 deles são do Pinheiros. O Brasil teve sua melhor campanha em um Mundial de Piscina Curta, obtendo oito medalhas.

O destaque da equipe brasileira em Dubai foi o atleta Felipe França, agora um patrocinado Sabesp. Felipe voltou dos Emirados Árabes com três medalhas: bronze nos 100m peito; ouro nos 50m peito; e finalizou com o bronze no revezamento 4x100 Medley.  

O incentivo à natação não é novo para a Sabesp. Em 2009, também em parceria com o Esporte Clube Pinheiros, a empresa lançou o Projeto CEU e Água.  Crianças de 10 a 14 anos, com potencial para a natação, foram pinçadas por meio de testes nas unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados).  Os melhores foram adotados pelo  Pinheiros para um programa de formação de futuros nadadores. A menina Milena Lima Araújo, 12 anos, e o garoto Otacilio Gomes Santos, 13, se destacaram e estão competindo pelo clube, com apoio da Sabesp.

Milena é uma das apostas da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Entre outros bons resultados, ela foi campeã de dois torneios dentro do Estado de São Paulo no mês de setembro em duas categorias: 100 metros Livre e 100 metros Peito e também nos 200 metros Livre. Já Otacílo Gomes dos Santos alcançou sua maior conquista neste ano ao vencer o Campeonato Paulista, nos 100 metros Peito.

O patrocínio da Sabesp à natação do Pinheiros se constitui em um grande incentivo para a manutenção dos talentos já formados e para outros que poderão despontar até a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Este será o maior momento do esporte olímpico brasileiro em todos os tempos e a natação tem se constituído em um dos esportes com maior potencial e expectativa de medalha para o país.