Troféu Maria Lenk encerra como palco de disputas entre nova geração e seus ídolos

Passeio no Parque / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Rio de Janeiro - Construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e utilizado também nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Parque Aquático Maria Lenk foi palco de disputas entre a nova geração da natação brasileira e alguns de seus ídolos.
 
Com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), a realização do Troféu Maria Lenk, encerrado neste sábado, dia 6, será a base para a definição da equipe brasileira da modalidade para o Mundial de Esportes Aquáticos da Fina, em Budapeste (HUN), entre 14 e 30 de julho, e também para o Mundial Junior de Natação, em agosto, em Indianápolis (EUA).
 
Além de participar da organização e dos custos do Troféu Maria Lenk, o COB ajudou a promover uma série de ações para proporcionar um ambiente favorável à competição. O evento contou com uma área de atuação coberta para treinadores na borda da piscina, uma piscina externa para aquecimento e para a premiação foram utilizados os mesmos pódios dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
“A CBDA nos apresentou algumas dificuldades financeiras e entendemos a necessidade de ajudar a natação, que é uma modalidade muito importante para o COB. Realizamos uma série de ações para promover a competição, como a divulgação entre os moradores da região e a criação de ações para atrair o público”, disse o gerente geral de Alto Rendimento do COB, Jorge Bichara, explicando o apoio dado pelo COB aos desportos aquáticos. “Além de oferecermos regularmente no Parque Aquático Maria Lenk (Centro de Treinamento Time Brasil) condições de treinamento para os saltos ornamentais e nado sincronizado, além da própria natação, o COB fez uma ação de apoio à maratona aquática, em que deu suporte a todo treinamento da Poliana Okimoto nos Estados Unidos. E existem outras ações já previstas no nosso orçamento”, disse Bichara.
 
Com entrada gratuita durante o Troféu Maria Lenk, o torcedor teve oferta de alimentação com food trucks no final de semana, brinquedos infantis e outras atrações no parque aquático, que está completando 10 anos em 2017. “Esse parque está vivo, cheio de atividades, e estamos transformando ele em um centro poliesportivo”, completou Bichara.
 
CT Time Brasil - Além das piscinas de natação e de saltos ornamentais, o Centro de Treinamento Time Brasil, gerenciado pelo COB no Parque Aquático Maria Lenk, conta com a Sala de Esportes de Combate, Sala de Força e Condicionamento, Área de Treinamento Funcional, Laboratório Olímpico, Sala de Descanso, Sala de Avaliação e o CT de Ginástica Artística, este na área de aquecimento da Arena da Barra. O CT Time Brasil dispõe de equipamentos de última geração que proporcionam a realização de treinamentos de alto nível e ajudam no aperfeiçoamento dos movimentos técnicos dos atletas.
 
Atualmente, mais de 200 atletas de 12 modalidades (atletismo, ginástica artística, judô, caratê, nado sincronizado, saltos ornamentais, natação, snowboard, tênis, vela, vôlei de praia e wrestling) frequentam regularmente o CT Time Brasil. Das campeã olímpica Rafaela Silva, passando pelas equipes olímpicas de nado sincronizado e saltos ornamentais, até jovens atletas de categorias de base de clubes do Rio de Janeiro, utilizam regularmente o centro de treinamento.
 
O Centro de Treinamento de Ginástica Artística foi remontado pelo COB após os Jogos Olímpicos Rio 2016 e voltou a ser utilizado esta semana.

Veja Também: