Brasil derrota a China em amistoso e se fortalece

Polo Feminino - Brasil X China / Foto: Dani Raddi

São Paulo - A seleção brasileira de polo aquático feminino derrotou a China por 12 a 9 (3-3/ 6-4/ 10-7/ 12-9). A partida aconteceu na manhã deste domingo, 31/07, no clube Paineiras do Morumby e é a segunda das três amistosas que antecedem os Jogos do Rio.
 
A próxima será em Bauru, na próxima terça-feira, 2/08, contra a Hungria, na inauguração da nova arena da ABDA (Associação Bauruense de Desportos Aquáticos). Na terça-feira, 3/08, o time brasileiro entra na Vila Olímpica. 
 
Esta é a primeira vitória do time brasileiros depois de perder em amistosos na Espanha para a s donas da casa por 11 a 3 e para a China por 11 a 6. No último dia 29/07, a China voltou a vencer as brasileiras, mas já por uma diferença menos de gols (13 a 11). Na manhã de domingo, os gols vieram de Diana (4), Izabela e Amanda (2), Zablith, Roge, Vivi e Luh (1). 
 
O segundo jogo amistoso com o Brasil começou parelho, com o primeiro quarto empatado, mas já na metade do segundo quarto o Brasil conseguiu abrir uma diferença de dois gols, aumentou para três e se manteve assim até o final. As brasileiras crescem a cada partida podem surpreender, pois, ao contrário do polo aquático masculino, o cenário dos times que estão no topo varia muito a cada competição.
 
A China tem um vice-campeonato mundial no currículo, conquistado na edição do Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em 2011, e estará em sua terceira participação olímpica. A equipe estreou em casa nos Jogos de Pequim 2008 e também disputou em Londres, em 2012. Em ambas as ocasiões terminou em segundo lugar e desta vez o time treinado pelo brasileiro Ricardo Azevedo, o Rochinha, ambiciona o pódio.
No Rio de Janeiro, o Brasil começa os Jogos Olímpicos jogando no grupo A junto com Itália, Rússia e Austrália. A China está no grupo B, com Hungria, Espanha e Estados Unidos.
 
Seleção Brasileira = 1 - Tess Oliveira (goleira) / 2 - Diana Abla / 3 - Marina Zablith (capitã) / 4 - Marina Canetti / 5 - Lucianne Barroncas / 6 - Izabella Chiappini / 7 - Amanda Oliveira / 8 - Luiza Carvalho / 9 - Mariana Rogê Duarte / 10 - Camila Pedrosa / 11 - Viviane Bahia / 12 - Gabriela Mantellato / 13 - Victoria Chamorro (goleira). Técnico: Patrick "Pat" Oaten / Auxiliares-técnicos: Roberto Chiappini e Pablo Cuesta / Vídeo-analista: Nina Lorenzo / Chefe da equipe: Paulo Rogério Rocha. 
 

Veja Também: