Clubes do Nordeste dão adeus ao Nacional de Pólo Aquático

Foto: Satiro SodréRio de Janeiro/RJ – A  III Liga Nacional CORREIOS/BRADESCO de Polo Aquático 2010 terminou no último final de semana para as equipes do Nordeste. A Associação Atlética Santa Maria, de Pernambuco e o clube Náutico Atlético Cearense voltaram para casa depois de serem eliminados na fase inicial do campeonato.

Em jogo disputado sexta-feira, dia 01 de Outubro, o Santa Maria bem que tentou permanecer na competição e quase roubou a segunda posição do Tijuca Tênis. No fim do terceiro quarto, o clube pernambucano, mais rodado que a jovem equipe tijucana, virou o placar e passou a liderar o marcador em 10 a 9. Mas no último período, o Tijuca veio arrasador e com 8 a 2 fechou o placar em 17 a 12.

Os gols do Tijuca foram de Matheus Crivella (5), Ivan Martinelli (4), Juan Villar (3), Lucas de Sá (3), Bernardo Lima e Gabriel Pena. Para o Santa Maria/PE marcaram Leonardo Barros (3), Fabiano Cantarelli (2), Nivaldo Lima (2), Rodrigo Wanderley (2), Cainã Ramos, Leonardo Asfura e Roberto Luis Alves.

O outro clube do Nordeste também foi eliminado da competição na sexta-feira. O Flamengo não tomou conhecimento do Náutico Cearense e dominou a partida desde o início, fechando a goleada em 22 a 3. Os gols rubro-negros foram de Luis Felipe (2), Guilherme “Mineiro” Rodrigues (3), Zigmund (3), Bernardo Branco (2), Gabriel Dória (3), Rafael Grossi  (2), Victor Sauer (3), Bernardo Gomes (3) e Matheus Vaz. Os gols cearenses foram de Francisco Ramos, José Ramos Silva e Johnny Melo.

Um dia depois, no Sábado, aconteceram os jogos para definir quem seria o primeiro e segundo colocado de cada um dos grupos da fase carioca, mas parecia final de campeonato. No clássico vovô, entre Fluminense e Botafogo, aconteceram jogadas ríspidas, bonitas, discussão, exclusão de jogo, briga no fim e tudo o que marca um clássico. No final, vitória do Fluminense/BNY Mellon por 9 a 7 (FLU 3 x 1 BFR / 2 x 1 / 1 x 1 / 3 x 4), na Escola Naval do Rio de Janeiro.

Pela ordem, Fluminense, Botafogo, Tijuca Tênis e Flamengo se classificaram. Agora, o mesmo processo ocorrerá em São Paulo, de 7 a 10 de outubro, nas piscinas do Paineiras e Paulistano, com quatro equipes paulistas – Pinheiros, Paulistano, Paineiras do Morumby e Sesi – e ainda a Associação Botafogo Futebol Clube, de Brasília, e o Curitibano, do Paraná.

O Fluminense foi melhor durante quase toda a partida e teve ótimas atuações como a do centro Gabriel Reis, Jonas Crivella e a de seu goleiro Thyê Matos. Mas no fim do jogo, o Botafogo reagiu e cresceu na partida junto com a boa atuação de Henrique Moniz, artilheiro do jogo junto com Jonas Crivella, com três gols cada..

Os gols do Tricolor carioca foram de Gabriel Reis (2), Jonas Crivella (3), Cesar Queiroz (2), Kiko Perrone e Bernardo Reis. Os gols do Botafogo foram de Rafael “Polegar” Farias (2), Henrique Moniz (3), Fabiano Franco e Bruno Nolasco.

O Tijuca Tênis terminou como terceiro nesta fase carioca ao derrotar o Flamengo na prorrogação por 14 a 13 no total de gols, após empate em 12 no tempo normal e 2 a 1 para o Tijuca na prorrogação  (FLA 2 x 1 TTC / 4 x 4 / 3 x 4 / 3 x 3 / 1 x 1 / 0 x 1). O Flamengo chegou a estar vencendo por três gols de diferença no tempo normal, mas o Tijuca virou o jogo, com destaque para o sexto gol, marcado pelo capitão Matheus Crivella do meio da piscina por cobertura.

Com a igualdade no marcador, a partida foi para o tempo extra e quando faltavam sete segundos para o fim do jogo e com o marcador ainda em igualdade, o Flamengo pediu tempo para armar a jogada. Só que errou a execução, o Tijuca tomou a bola e novamente Crivella, de antes do meio da piscina encobriu o goleiro rubro-negro e livrou o jogo da disputa de pênaltis.

Os gols do Flamengo foram de Vitor Sauer (3), Guilherme “Mineiro” Rodrigues (2), Rodrigo Nascimento (2), Gabriel Dória (2), Bernardo Gomes (2), Felipe Martins e Luiz Felipe Fortes. Para o Tijuca fizeram Ivan Martinelli (5), Matheus Crivella (4), Lucas de Sá (2), Gabriel Pina, Claudio Rocha e Thiago Neves.

Os dois clubes do Nordeste encerraram sua participação na Liga com um confronto entre eles: Associação Atlética Santa Maria, de Pernambuco.4 x 3 Náutico Atlético Cearense (1x1 / 2 x 0 / 1 x 1 / 0 x 1). O Náutico abriu o marcador, mas o Santa Maria, com jogadores mais experientes, dominou a maior parte da partida.  Os gols do time pernambucano foram de Nivaldo Lima, Rodrigo Wanderley, Cainã Ramos e Renato Almeida. O Náutico marcou com Caiky Oliveira (2) e João Ramos.

Resultados da fase 2 do RJ:

Dia 29/9
Fluminense 22 x 1Tijuca / Botafogo 11 x 9 Flamengo
Dia 30/9
Santa Maria/PE 4 x 23 Fluminense / Náutico Cearense 3 x 13 Botafogo
Dia 01/10
Santa Maria/PE 12 x 17 Tijuca / Náutico Cearense 3 x 22 Flamengo
Dia 02/10
(3º A) Santa Maria/PE 4 x 3 Náutico Cearense (3º B) / (2º A) Tijuca 14 x 13 Flamengo (2º B) / (1º A)  Fluminense 9 x 7 Botafogo (1º B