Barco Crioula é o mais veloz na abertura da Rolex Ilhabela Sailing Week

O S40 Crioula, o fita azul / Foto: Aline Bassi / Balaio

Ilhabela - O S40 Crioula, da tripulação gaúcha comandada por Renato Plass, foi o fita azul (barco mais rápido) da Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, abertura da 40ª Rolex Ilhabela Sailing Week, maior evento de vela oceânica da América Latina. 
 
Neste domingo (8) com muito sol e pouco vento no litoral norte paulista, o Crioula cumpriu o percurso de 60 milhas náuticas (111km), em 14h22min02 e venceu uma disputa acirrada com outros dois barcos da classe: o Carioca comandado por Roberto Martins, que chegou 2min25 depois, e o Magia V/Energisa de Torben Grael, a 3min22 do ganhador.
 
"Foi uma regata cansativa, de muita paciência e concentração da equipe que se empenhou 100% durante as mais de 14 horas de prova. O balanço do mar e o sol desgastaram a equipe, mas no final as coisas deram certo para o Crioula e fomos fita azul", disse o velejador olímpico Samuel Albrecht, tático do Crioula, barco de Porto Alegre. Os tripulantes gaúchos Geison Mendes e Gustavo Thiesen também estão em campanha para os Jogos do Rio/2016. 
 
A tática do Crioula foi a de fugir da correnteza para andar um pouco mais rápido do que os adversários na S40. O barco largou na frente, mas foi ultrapassado pelo Magia V/Energisa e pelo Carioca logo nas primeiras milhas. A liderança só foi retomada após o contorno da Ilha de Alcatrazes, já com a proa no rumo do Yacht Club de Ilhabela. O Crioula suportou a pressão dos dois concorrentes mais próximos até a linha de chegada. 
 
Sem descanso - No dia seguinte à batalha pelo vento, nada de folga para a tripulação vencedora. Os velejadores gaúchos dormiram menos de 4 horas e voltaram ao Yacht Club de Ilhabela para cuidar do barco. "Não tem moleza. Nossa agenda de trabalho inclui manutenção, a lavagem dos equipamentos e o planejamento para as próximas regatas. Fisicamente estamos preparados para esse tipo de competição, com vários tipos de provas. Ainda não deu tempo de baixar a adrenalina, quem sabe após o churrasco desta segunda-feira", finalizou Samuel Albrecht. 
 
Entre os barcos com rating (medição para a comparação de resultados), o vencedor da Regata Alcatrazes por Boreste-Marinha do Brasil na classe ORC foi o Kiron 3 do comandante Leonardo Cal. Na classe IRC, o vencedor foi o Tangaroa, de James Bellini e na RGS, o primeiro colocado foi o Mandinga do experiente velejador Jonas Penteado, mais de 30 anos dedicados à vela oceânica. O veleiro Surfer III, da classe RGS foi o último a chegar ao Yacht Club de Ilhabela. Cruzou a linha às 4h35 da madrugada de segunda-feira, após 19 horas de navegação em ida e volta até Alcatrazes. 
 
Classe promissora - Os primeiros barcos de oceano a completara regata de abertura da Rolex Ilhabela Sailing Week foram os C30. O veleiro de Ilhabela, Loyal, campeão em 2012, ano de estreia da classe na competição, percorreu as 30 milhas (55 km) em ida e volta até a Ilha de Toque Toque com o tempo de 9h28m, chegando apenas dois minutos à frente do segundo colocado Zeus, de Santa Catarina, depois de uma ultrapassagem surpreendente na última milha de regata. 
 
"Largamos bem, optando pelo lado de Ilhabela. Depois tivemos de mudar para São Sebastião para escapar da correnteza contra no canal. O Zeus contornou Toque Toque em primeiro e não deixava a gente se aproximar. Na volta, já próximos da chegada, estávamos no lugar certo na hora certa. Içamos a vela balão e ultrapassamos. Mérito do Bochecha", exaltou o comandante do Loyal, Marcelo Massa.
 
O velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, tático do barco vencedor, atribuiu a ultrapassagem decisiva, em cima da hora, ao conhecimento da raia. "Não tinha nada de vento. Parecia uma ‘regata-elástico’, estica e passa. Quem ia pra frente daqui a pouco voltava pra trás. Só passamos o Zeus porque conhecemos a ilha um pouco melhor. Percebemos que o vento mudou e manobramos no momento exato". 
Humilde, Bochecha ainda considerou que a tripulação do Loyal teve de contar com a sorte para ganhar uma regata transformada em loteria devido à falta de vento. Para as disputas mais curtas a partir desta terça-feira (9), sempre ao meio-dia para todas as classes, o tático espera uma situação mais favorável. "A previsão é muito boa, com ventos de até 15 nós. E quando o vento ajuda a tripulação faz a diferença". 
 
Depois do ‘match race’ (duelo entre apenas dois barcos) contra o Loyal, a tripulação catarinense do Zeus reconheceu os méritos do adversário, mas aguarda ansiosa pelas próximas disputas. "Eles foram mais precisos para colocar o balão e ganharam velocidade. Sabemos que têm mais experiência, mas vamos pra cima deles", prometeu o timoneiro Felipe Linhares, o Fipa, para as demais regatas da semana. 
 
Resultados - regata de abertura
 
S40: 
1º Crioula (Renato Plass) - 1 ponto perdido
2º Carioca 25 (Roberto Martins) - 2 pp
3º Magia V/Energisa (Torben Grael) - 3 pp 
 
C30:
1º Loyal (Marcelo Massa) - 1 pp
2º Zeus (Inácio Vandressen) - 2 pp
3º Katana/Energia (Fabio Felippon) - 3 pp 
 
Star
1º - Luiz André Reis/Alexandre Freitas - 1pp
2º - Reinaldo Conrad/Ubiratan de Oliveira - 2pp
3º - Alessandro Pascolato/Henri Boening - 3 pp
 
HPE
1º Atrevido (Fábio Bocciarelli) - 1 pp
2º Fit to Fly (Eduardo Mangabeira) - 2 pp
3º Artemis (Luis Castellari) - 3 pp 
 
IRC: 
1º Tangaroa (James Bellini) - 1 pp
2º Maestrale (Adalberto Casaes) - 2 pp 
3º V8 Nitro (Paulo Treu) - 3 pp 
 
ORC Geral: 
1º Kiron 3 (Leonardo Guilhermo) - 1 pp 
2º Asbar 4 (Marcelo Pereira Quintaes) - 2 pp
3 Infinity (Haroldo Monteiro) - 3 pp 
 
ORC 700: 
1º Colin (Sebastian Menendez) - 1 pp 
2º Prozak (Marcio Finamore) - 2 pp
 
RGS A: 
1º Troop Too (Luiz E. P. de Lucena) - 1 pp
2º Quiricomba (Gremio de Vela da Escola Naval) - 2 pp
3º Jazz (Valeria Ravani) - 3 pp
 
RGS- B:
1º Mandinga (Jonas B. Penteado) - 1 pp
2º Garrotilho (Paulo C. Linhares) - 2 pp 
3º Revanche (Celso L. M. de Faria) - 3 pp
 
RGS C:
1º Azulao (Marcello Polonio) - 1 pp
2º Rainha/Empresta Capital (Leonardo Pacheco) - 2 pp
3º Kramsin (Fabio E. Simas JR) - 3 pp
 
RGS Cruiser: 
1º Thalassa (Mauricio M. Duarte) - 1 pp
2º Boccaluppo (Claudio Melaragno) - 2 pp
3º Ciao! (Sergio B. D. Cracasso) - 3 pp
 
Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week
 
9/7 - terça-feira: 
- 12h - Regatas de Barla-Sota ou Percurso
- 18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela
 
10/7 - quarta-feira: 
- 11h - Regata de Percurso ou Barla-Sota
- 18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela
 
11/7 - quinta-feira: 
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 18h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 20h - Premiação Fita-Azul das regatas de percurso, incluindo placa em homenagem a Eduardo Souza Ramos, que será entregue ao barco que completar a prova de abertura em primeiro lugar 
 
12/7 - sexta-feira
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 17h30 - Premiações do Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiros das classes C30, Skipper 30 e Skipper 21
 
13/7 - sábado: 
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 19h - Premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook