Classe S40 leva velocidade e equilíbrio à Ilhabela Sailing Week

O S40 Crioula, o fita azul / Foto: Aline Bassi / Balaio

São Paulo - A classe Soto 40 (S40) será responsável por levar à Ilhabela Sailing Week um duelo de velhos conhecidos da principal competição de oceano da América Latina, entre Torben Grael e Eduardo Souza Ramos, rivais desde as regatas da década de 90, nas disputas entre Polibrasil e Mitsubishi. 
 
Ausente em 2013, Eduardo retorna à 41ª edição do evento como vice-campeão mundial de TP52 para correr com o Mitsubishi Pajero. Torben estará novamente com a família a bordo do Magia Energisa. 
 
A tripulação do Crioula, campeão da classe em 2013, também estará brigando pela liderança nos seis dias de regatas, ao lado do Carioca, de Eduardo Martins e do Royal Cape, que terá tripulantes sul-africanos. O desempenho dos S40 pode ser mensurado pela Regata Alcatrazes por Boreste de 2009, primeiro ano com a participação da classe em Ilhabela. Favorecido pela entrada de uma frente fria, o argentino Cusi 5 estabeleceu o tempo de 6h12m26, até hoje recorde da regata de 60 milhas. 
 
"Nós não somos favoritos. O Souza Ramos tem uma tripulação experiente, o Crioula também está velejando muito bem, vai ser duro competir contra eles", estima Torben Grael que estará ao lado da esposa Andrea e do filho Marco. A filha Martine não correrá em Ilhabela neste ano devido aos compromissos com a campanha olímpica de 49er, ao lado de Kahena Kunze. 
 
Torben está disputando uma regata transpacífico entre São Franciso e Havaí e não chegará a tempo de correr a Regata Alcatrazes. Marco Grael será o timoneiro do Magia Energisa na prova de abertura da Ilhabela Sailing Week. "O S40 é um barco moderno, um dos mais rápidos e gostaria de competir também no tempo corrigido contra as demais classes. No oceano é sempre difícil formar uma flotilha numerosa de monotipos", alega Torben. "Gosto muito do local e da infraestrutura do evento, principalmente depois do píer flutuante no Yacht Club de Ilhabela", elogia o bicampeão olímpico. 
 
Defesa do título - O atual campeão da S40 na Ilhabela Sailing Week, Samuel Albrecht, tático do Crioula, tem a mesma opinião de Torben quando o assunto é favoritismo. "Queremos defender o nosso título, mas sabemos que há outros barcos muito bons como, por exemplo, o da equipe do Eduardo Souza Ramos, que acaba de ser vice-campeã mundial de TP52 na Itália. O retorno dele é muito importante porque além de mais um barco na raia, sempre atrai gente de fora e eleva o nível das regatas", considera Samuca. 
 
A tripulação gaúcha do Veleiros do Sul, coordenada por Samuca, tem obtido resultados relevantes nesta temporada com o Crioula, como os títulos da Búzios Sailing Week e da Taça Comodoro, no Rio de Janeiro. "Estamos embalados e vamos para Ilhabela com força máxima. A S40 já mostrou seu potencial no País e deve ser alavancada com o movimento dos velejadores para que se corra o Mundial em 2015 no Brasil", revela o tático que desenvolve campanha olímpica na classe Nacra para os Jogos de 2016. 
 
Na contramão das opiniões de Torben e Samuca, encontra-se Eduardo Souza Ramos, considerado favorito por ambos. "Desta vez acho que somos o azarão do páreo. As tripulações do Torben e do Crioula devem estar mais bem preparadas porque não pararam de velejar com o barco", ponderou Eduardo antes do vice mundial de TP52. O timoneiro do Mitsubishi Pajero, maior vencedor em Ilhabela, chegará ao décimo título se levantar a taça neste ano.
 
A Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi, Banco do Brasil e Correios. As regatas no Canal de São Sebastião reunirão embarcações das classes S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também serão válidas pelo Campeonato Sul-americano de ambas as classes. 
 
Programação da 41ª Ilhabela Sailing Week
 
18/7 - sexta-feira
9h - Abertura da secretaria no YCI (até 23h)
 
19/7 - sábado
9h - Abertura da secretaria no YCI (até 23h
19h30 - Cerimônia de Abertura da 41ª Ilhabela Sailing Week
 
20/7 - domingo
10h - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil
Classes e Divisões: ORC, IRC, S40, BRA-RGS (A e B) e RGS Cruiser
10h10 - Regata Renato Frankenthal - Classes e Divisões: HPE25 e Star (regata treino) 
10h20 - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste 
Classes e Divisões: BRA RGS C, Clássicos e C30
 
21/7 - segunda-feira
Dia livre para todas as classes
 
22/7 - terça-feira
12h - Regatas Barla-Sota (todas as classes - exceto Clássicos)
17h - Premiação - Regata Alcatrazes
20h - Coquetel dos comandantes
 
23/7 - quarta-feira
10h - Regata de Percurso ou Barla-Sota (todas as classes - exceto Clássicos)
17h - Confraternização e música ao vivo no YCI
 
24/7 - quinta-feira
12h - Regatas para todas as classes
17h - Confraternização no YCI 
20h - Prêmio Revista Iate - sede do ICS
 
25/7 - sexta-feira
12h - Regatas para todas as classes
17h - Premiação por Equipes - Show com a banda Tom Cats 
 
26/7 - sábado
12h - Regatas finais para todas as classes
17h - Confraternização no YCI
20h - Premiação - Entrega de prêmios aos vencedores de todas as classes participantes da 41ª Ilhabela Sailing Week, XVII Campeonato Sul-americano da classe ORC e XLV Campeonato Sul-americano da classe Star.
 
Programação musical na Vila 
 
19/7 - sábado
20h - Orquestra Popular de Ilhabela
22h - Arnaldo Antunes
 
20/7 - domingo
22h - Ira!
 
21/7 - segunda-feira
22h - Brothers of Brazil 
 
22/7 - terça-feira
22h - Zeca Baleiro
 
23/7 - quarta-feira
20h - Tributo a Luiz Gonzaga
Cinema: "Gonzaga, de Pai para Filho"
Show: Chambinho do Acordeon
 
24/7 - quinta-feira
22h - Bamboa Samba Club
 
25 e 26/7 - sexta e sábado
20h - XI Mostra de Dança da Fundaci 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook