Brasileiros aumentam grau de dificuldade em busca de melhoria técnica

Ian Matos e Luiz Felipe Outerelo  / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Rio de Janeiro - A 20ª Copa do Mundo de Saltos Ornamentais começou para o Brasil na segunda prova desta 6ª feira, 19/2, com a disputa do trampolim de 3 metros sincronizado, em que a dupla formada por Ian Matos e Luiz Felipe Outerelo terminou na 18ª posição, com 341,70 pontos. 
 
Na prova anterior, a plataforma sincronizada masculina, as brasileiras Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira não competiram por terem treinado pouco para a competição, após a contusão da primeira e a doença por dengue da segunda. Mas ambas irão competir na prova individual, neste sábado, 20/2. A melhorom performance das eliminatórias ficou com as chinesas Chen Ruolin e Liu Huixia, atuais campeãs mundiais, com 329,46 pontos.
 
Ian e Outerelo marcaram mais pontos nas eliminatórias do Mundial de Kazan no ano passado, 370,08, quando terminaram em 13º lugar, a uma posição da final. 
 
"Nós estamos trabalhando há algum tempo em grau de dificuldade, o que já vem acontecendo desde Kazan e resolvemos repetir aqui. Quanto maior o grau, a possibilidade de errar aumenta, é mais arriscado. Chegamos juntos com todos e tivemos pouco tempo de adaptação aos trampolins. Mas sem desculpa, o trampolim é igual pra todos, mas temos que arriscar mesmo. Cometemos erros técnicos, temos que conversar entre nós, com nossa técnica e com a psicóloga. Aqui é um aprendizado como foi em Kazan. Lá fomos mais felizes e a um ponto da final, mas aqui houve erros meus em saltos que o Luiz não errou e vice-versa e isto no sincronizado não fica legal. Em Kazan, erramos e acertamos muito parecidos. Em sincronizado não adianta eu conseguir uma nota muito boa e o meu parceiro, não, ou o contrário. Aqui, erramos e acertamos em momentos diferentes", disse Ian, que elogiou bastante a estrutura da competição e do parque aquático, principalmente o ginásio para o treinamento seco, "de primeira mão, semelhante ao encontrado nas principais competição no mundo. Esperamos poder utilizar este espaço até os Jogos Olímpicos. 
 
Ian pensa agora na prova individual, na qual acredita num bom desempenho para garantir sua vaga. "A primeira competição é sempre mais difícil. Geralmente competimos no individual e depois no sincronizado, ao contrário do que aconteceu aqui. Hoje não fizemos uma boa prova, mas a dedicação vai crescer ainda mais", concluiu. O melhor desempenho das eliminatórias ficou com a dupla chinesa campeã mundial de 2015, Yuan Cao e Kai Qin, com 431,04 pontos. 
 
Neste sábado, além das eliminatórias da plataforma feminina individual, haverá também a eliminatória da plataforma masculina sincronizada (Hugo Parisi e Jackson Rondinelli) e a eliminatória e final do trampolim de 3m sincronizado feminino (Juliana Veloso e Tammy Galera). Programação completa no fim.
 
A seleção brasileira é formada por 11 saltadores (6 homens e 5 mulheres) sob o o comando dos técnicos Alexander Ferrer, Andréia Boehme e Fabiana Izumi Hashimoto. A Copa do Mundo da FINA tem a participação de 249 saltadores (124 mulheres e 125 homens) de 47 países (lista no final).
 
Brasil e China são os únicos países com vaga garantida em todas as quatro provas sincronizadas dos Jogos Olímpicos. A Copa do Mundo classificará quatro duplas em cada uma para a Rio 2016, totalizando oito nos Jogos. Nos saltos individuais, as Olimpíadas terão 34 atletas em cada um.
 
A seleção brasileira olímpica só será confirmada após o Troféu Brasil, de 19 a 22 de maio, em Brasília. 
 
Países participantes da Copa do Mundo 2016
 
Alemanha, África do Sul, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Chile, China, China Taipei, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Cuba, EUA, Egito, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Irã, Itália, Jamaica, Japão, Lituânia, Malásia, México, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Porto Rico, República Dominicana, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Ucrânia, Uzbequistão e Venezuela.
 
 
Programação
 
Sábado - 20/2
10h às 12h - Eliminatória Trampolim 3m sincronizado Fem
13h às 15h - Eliminatória Plataforma sincronizada Masc
16h às 19h - Eliminatória Plataforma Fem
20h às 21h30 - Final Trampolim sincronizado Fem
 
Domingo - 21/2
10h às 14h - Eliminatória Trampolim 3m Masc
15h às 16h30 - Semifinal Plataforma Fem (18 atletas)
17h30 às 19h - Final Plataforma sincronizada Masc
20h às 21h30 - Final Plataforma Fem (12 atletas)
 
2ª feira - 22/2
10h às 14h - Eliminatória Trampolim 3m Fem
16h às 18h - Semifinal Trampolim 3m Masc (18 atletas)
20h às 21h30 - Final Trampolim 3m Masc (12 atletas)
 
3ª feira - 23/2
10h às 14h - Eliminatórias Plataforma Masc
16h às 18h - Semifinal Trampolim 3m Fem (18 atletas)
20h às 21h30 - Final Trampolim 3m Fem (12 atletas)
 
4ª feira - 24/2
10h às 12h - Semifinal Plataforma Masc (18 atletas)
14h às 15h30 - Final Plataforma Masc (12 atletas)
 
 
 
 
Veja Também: