Ingrid Oliveira e Ian Matos vencem no primeiro dia de Taça Brasil

Ingrid Oliveira e Ian Matos vencem no primeiro dia de Taça Brasil / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - No primeiro dia da Taça Brasil Open de Saltos Ornamentais, o Centro de Excelência da modalidade, na Universidade de Brasília (UnB), foi palco da consagração de Ingrid Oliveira e Ian Matos, do Fluminense, como campeões nacionais, em provas individuais. Com entrada gratuita, a competição segue até domingo, de 10 a 13/12, com provas disputadas pela manhã e a tarde. Contando com as presenças dos principais nomes da modalidade, a Taça Brasil também é a seletiva do país para a Copa do Mundo, evento que acontecerá de 19 a 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro.
 
Ao final da sequencia de Saltos, Ingrid Oliveira, do Fluminense, com 279 pontos, foi a brasileira mais bem colocada na plataforma feminina. Milena Sae, do Clube Semanal de Campinas, somou 240 pontos e ficou com a segunda colocação. Completando o pódio brasileiro, Raiane Silva, do Pinheiros, somou 218,65. As Húngaras, |sofia Reisinger e Villo Kormos, somaram 305,20 e 225,30 pontos, respectivamente. As atletas estrangeiras não participam do pódio nacional, mas fazem parte da colocação do Open.
 
Na decisão do trampolim de um metro, os colombianos, Alejandro Arias e Daniel Restrepo, foram os atletas com maior pontuação da etapa, com 344.10 e 323.09, respectivamente. O pódio nacional teve Ian Matos, Fluminense, com o primeiro lugar, ao somar 323.80. César Castro, Mackenzie, ficou em segundo, com 318.35. Pedro Abreu, Fluminense, em terceiro, com 202,05 pontos.
 
Na prova sincronizada feminina do trampolim de três metros, a dupla do fluminense, Tammy Galera e Juliana Veloso, com 281,28 pontos, garantiram o primeiro lugar. Completando o pódio nacional, Milena Sae, do Clube Semanal de Campina, e Luana Lira, do Cief/PA, garantiram o segundo lugar, com 238.80. Na terceira colocação as irmãs Natali e Nicoli Cruz, da Apoe, somaram 238.05 pontos. A dupla da Hungria, Villo Kormos e Flora Gondos, somou 247.02 pontos.
 
Na segunda decisão masculina da etapa, Hugo Parisi, do Mackenzie, e Jackson Rondinelli, do Pinheiros, formaram a dupla campeã da Plataforma Sincronizada, com 361.47 pontos. A dupla da adesef/DF, Rui Marinho e Kaik Souza, com 283.98, garantiu a prata. Luis Felipe Moura e Kawan Pereira, do Gama/DF, com 276.66, conquistaram o terceiro lugar.
 
Na eliminatória do trampolim de três metros, César Castro, do Makenzie, somou 397,45 pontos e segue como um dos favoritos para a fase final.
 
A Copa do Mundo será classificatória para os Jogos Olímpicos de 2016. Há menos de um ano para o maior evento esportivo do planeta, a competição de Brasília também foi escolhida para ser disputada, como treinamento e aclimatação, por atletas da Hungria, Turquia e Colômbia.
 
Os saltos ornamentais contam com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, COB, Sadia, Speedo e Universidade Estácio de Sá.
 
Programação
 
Dia 11/12 - 6ª feira
9h30 às 12h
Trampolim de 3m Fem (eliminatória) / Plataforma Masc (eliminatória) / Plataforma Fem sincronizada (final direta)
14h30 às 17h
Trampolim de 1m Fem (final direta) / Trampolim de 3m Masc sincronizado (final direto)
 
Dia 12/12 - sábado
9h30 às 12h
Plataforma Fem (final) / Trampolim de 3m Masc (final) / Trampolim de 3m misto (final direta)
 
Dia 13/12 - domingo
9h30 às 12h
Trampolim de 3m Fem (final) / Plataforma Masc (final) / Plataforma mista (final direta)
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook