Plataforma sincronizada feminina abre a Copa do Mundo de Saltos

Parque Aquático Maria Lenk   / Foto: Satiro Sodré / SSpress / CBDA

Rio de Janeiro - A 20ª Copa do Mundo de Saltos Ornamentais começa nesta 6ª feira, 19/2 e vai até a 4ª feira da semana seguinte, 24/2, no parque aquático Maria Lenk, mesmo local das Olimpíadas do Rio. A competição servirá como evento-teste da modalidade e como Pré-olímpico para os Jogos Rio-2016.
 
O campeonato começa pelas eliminatórias da plataforma sincronizada feminina, a partir das 10 horas desta 6ª feira, 19/2, com a possível participação das brasileiras medalhistas de prata no Pan de Toronto, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso. Logo depois tem as eliminatórias do trampolim de 3m sincronizado masculino, com a presença de Ian Matos e Luis Outerelo, às 14h. A final feminina começa às 17 horas e a masculina às 20h. Antes, às 16h15 haverá uma cerimônia de abertura. (Programação completa no fim)
 
"Estou com boa expectativa pra competição apesar de ter ficado parada por 15 dias com dengue umas três semanas atrás. Não deu pra treinar e preparar os saltos tão bem como queria. Como antes de ter ficado doente, a Giovanna se machucou, ficamos sem treinar juntas por um tempo e ainda não sei se vamos disputar o sincronizado, mas o individual é certo - disse Ingrid Oliveira, que conversando com atletas estrangeiros percebeu boa impressão de todos com o parque aquático remodelado e o clima de competição".
 
A seleção brasileira é formada por 11 saltadores (6 homens e 5 mulheres) sob o o comando dos técnicos Alexander Ferrer, Andréia Boehme e Fabiana Izumi Hashimoto. A Copa do Mundo da FINA terá a participação de 249 saltadores (124 mulheres e 125 homens) de 47 países (lista no final).
 
Brasil e China são os únicos países com vaga garantida em todas as quatro provas sincronizadas dos Jogos Olímpicos. A Copa do Mundo classificará quatro duplas em cada uma para a Rio 2016, totalizando oito nos Jogos. Nos saltos individuais, as Olimpíadas terão 34 atletas em cada um.
 
A seleção brasileira olímpica só será confirmada após o Troféu Brasil, de 19 a 22 de maio, em Brasília. Alguns países chegaram ao Brasil com antecedência e foram se aclimatar em outras cidades. No Centro de Excelência da UNB, em Brasília, estiveram as seleções da Venezuela, Austrália, Canadá, Polônia, Geórgia e Grécia. Já na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, treinaram saltadores dos EUA e Alemanha. 
 
Países participantes da Copa do Mundo 2016 - Alemanha, África do Sul, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Chile, China, China Taipei, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Cuba, EUA, Egito, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Irã, Itália, Jamaica, Japão, Lituânia, Malásia, México, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Porto Rico, República Dominicana, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Ucrânia, Uzbequistão e Venezuela.
 
Os saltadores brasileiros na Copa do Mundo 2016 serão:
 
Feminino
Juliana Veloso (trampolim de 3m individual e sincronizado)
Tammy Galera Takagi (trampolim de 3m sincronizado)
Luana Lira (trampolim de 3m individual)
Ingrid Oliveira (plataforma individual e sincronizada)
Giovanna Pedroso (plataforma individual e sincronizada)
 
Masculino
César Castro (trampolim de 3m individual)
Ian Matos (trampolim de 3m individual e sincronizado)
Luiz Felipe Outerelo (trampolim de 3m sincronizado)
Hugo Parisi (plataforma individual e sincronizada)
Jackson Rondinelli Oliveira (plataforma sincronizada)
Isaac Souza Filho (plataforma individual)
 
 
 
 
Veja Também: