Troféu Brasil seleciona os últimos saltadores brasileiros para o Rio 2016

Troféu Brasil de Saltos Ornamentais / Foto: Satiro Sodré / SSpress / CBDA

Brasília - O Troféu Brasil de Saltos Ornamentais 2016 começa nesta 5ª feira, 19/5, e vai até o domingo, 22/5, no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UNB). A competição será a última chance para os saltadores brasileiros garantirem presença nos Jogos Rio 2016, nos saltos sincronizados (programação no final).
 
Nos saltos individuais, o Brasil conquistou três vagas na Copa do Mundo da modalidade, em fevereiro, no Rio de Janeiro, que serviu como Evento-teste para as Olimpíadas: Juliana Veloso e César Castro no trampolim de 3 metros, e Hugo Parisi na plataforma. Os três saltadores estão confirmados na competição em Brasília. Assim como outros dois - Ingrid Oliveira e Isaac Souza Filho, ambos na plataforma - que esperam a repescagem da FINA para saber se também entrarão na disputa individual olímpica.
 
O Brasil, como país-anfitrião, tem vaga certa nas quatro provas de saltos sincronizados, participação inédita para o país. Alguns nomes aparecem como favoritos para estas provas. Na plataforma sincronizada, a dupla Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso, dupla vice-campeã pan-americana, a primeira medalha brasileira em saltos sincronizados na história dos Jogos Pan-Americanos, no ano passado, em Toronto. Na versão masculina, Hugo Parisi e Jackson Rondinelli também é uma boa aposta.
 
No trampolim de 3 metros, destaque para as duplas Juliana Veloso e Tammy Galera Takagi, no feminino; e Luis Outerelo e Ian Matos, no masculino. 
 
Todos os principais saltadores brasileiros, com exceção de César Castro, que vive nos Estados Unidos e virá somente para o Troféu Brasil, participam desde o último dia 10/5 de um ‘Training Camp’ no mesmo Centro de Excelência da UnB, e que termina nesta terça, 17/5. Outros nomes fortes que buscarão a vaga olímpica e vêm treinando no Distrito Federal são Andressa Mendes, Gabriela Jade, Milena Canto Sae e Luana Lira, entre outros.
 
Os treinamentos, abertos ao público, contam com o apoio da equipe multidisciplinar do Centro de Excelência com preparadores físicos, fisioterapeuta, psicóloga e massagista. O Centro tem uma das melhores estruturas físicas da América do Sul para o aperfeiçoamento técnico e a prática dos Saltos Ornamentais e é um projeto do Ministério do Esporte e da UnB, em parceria com a CBDA e com os Correios.
 
Programação do Troféu Brasil 2016:
 
Dia 19/5 - 5ª feira
 
9 às 12h = Abertura Oficial / Trampolim de 1 metro Masc (final direta) / Plataforma Fem (eliminatórias) / Trampolim de 3m Masc (eliminatórias)
 
14h30 às 17h = Trampolim de 3 metros sincronizado Fem (final direta) / Plataforma sincronizada Masc (final direta) / Prova de Equipe (final direta)
 
Dia 20/5 - 6ª feira
 
9h30 às 12h = Trampolim de 3 metros Fem (eliminatórias) / Plataforma Masc (eliminatórias) / Plataforma sincronizada Fem (final direta)
 
14h30 às 17h = Trampolim de 1 metro Fem (final direta) / Trampolim de 3 metros sincronizado Masc (final direta)
 
Dia 21/5 - sábado
 
9h30 às 12h = Plataforma Fem (final) / Trampolim de 3 metros Masc (final) / Trampolim de 3 metros misto (final direta)
 
Dia 22/5 - domingo
 
9h30 às 12h = Trampolim de 3 metros Fem (final) / Plataforma Masc (final) / Plataforma mista (final direta)
 
Veja Também: