Centenas de atletas participam de tradicional prova no domingo

Wesley Matos / Foto: Pauta Livre

Santos - O Triathlon Internacional de Santos chega a 25ª edição no próximo domingo (dia 21), na Praia do Boqueirão, em Santos (SP). Uma das principais provas da modalidade no país contará com a participação de centenas de atletas renomados de todo o Brasil e do exterior, nas categorias profissional e amador, com largada prevista para às 7h30 para os profissionais e às 7h50 para os amadores.
 
Entre os nomes confirmados para a prova estão o atleta olímpico Reinaldo Colucci, a última campeã da prova Luisa Baptista, o vencedor do Internacional de Santos e do Trofeu Brasil em 2015, Marcus Fernandes, a triatleta colombiana e campeã do Circuito Nacional Sesc Triathlon, etapa Manaus, Fiorella D’Croz, entre outros.
 
Durante a prova, os triatletas percorrerão 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida por ruas e avenidas de Santos, além de um trecho da Via Anchieta (até o trevo da Piaçaguera/Guarujá). Antes disso, no sábado (20), acontece a entrega dos Kits, das 13h às 19h, bem como o Congresso Técnico para profissionais, às 15h, e para amadores, às 17h, no Colégio São José, na Avenida Ana Costa, 373, Santos (SP).
 
A numeração dos atletas e o check-in das bicicletas serão feitos no dia da prova, das 6h15 às 7h15, na Avenida Conselheiro Nébias, na Praia do Boqueirão. A premiação oficial está prevista para as 12h, no mesmo local.
 
"Apesar das dificuldades que o país atravessa, temos tido uma boa resposta dos atletas. Com o apoio do Poder Público que recebemos na cidade de Santos, a Ecovias e a Dersa, estamos com a melhor expectativa possível para a competição. Vamos trabalhar para que se concretize", comenta o organizador do evento e diretor da NA Sports, Núbio de Almeida.
 
A infraestrutura do evento é grande, como acontece desde a primeira edição, em 1992. Serão 1.100 pessoas divididos entre staff, segurança, pessoal de saúde e fiscais de trânsito. Na parte de hidratação serão cerca de 30 mil copos de água e 2.000 litros de Gatorade, sem falar de frutas entregues após a prova.
 
Ao final da competição, os vencedores do masculino e do feminino recebem um troféu comemorativo com tema da cidade de Santos. Todos os competidores que completam o percurso ganham uma medalha e uma camiseta com desenho especial (finisher).
 
O 25º Triathlon Internacional de Santos é uma realização da NA Sports, com o patrocínio de Gatorade e Santaconstância; Apoio de Porto Seguro Cartões, Sistema A Tribuna de Comunicação, Museu Pelé, Ecovias, Montevégine, Convention e Visitors Bureau, Fastswim e Wine.com; Colaboração: Sabesp, Câmara Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Esportes de Santos (SEMES), Governo do Estado de São Paulo, Ativo.com, Policia Militar Rodoviária, Policia Militar/6ºBPMI, 17º Grupamento de Bombeiros Marítimos, Guarda Municipal de Santos, Dersa, Artesp, Revista TriSport/3 Zone, Funf Sport e SantosPress Comunicação; Realização: Associação Brasileira de Triathlon; Oferecimento: Prefeitura de Santos.
 
Ruas Interditadas - O cenário da competição abrangerá a orla da praia, diversas ruas e avenidas de bairros como Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, Macuco, Estuário, Centro e a entrada da Cidade junto a Via Anchieta. A interdição tem início por volta das 17h de sábado até às 14h do domingo, na Avenida Conselheiro Nébias (ambos os sentidos) entre as vias Epitácio Pessoa e Bartolomeu de Gusmão (praia) para a montagem da área de transição do percurso do ciclismo e atletismo. As rotas alternativas são pela Rua Oswaldo Cruz (sentido praia/centro) e Av. Washington Luiz (centro-praia). A recomendação básica é que os motoristas evitem a área da competição.
 
Diversas linhas do transporte público também sofrerão alterações parciais em seus itinerários, tanto no sábado como no domingo. As linhas intermunicipais que fazem ponto na Rua João Pessoa serão transferidas para a Rua João Otávio ,entre as ruas Amador Bueno e João Pessoa, saindo pela Rua General Câmara. No dia da prova, quem tiver dúvidas sobre as alterações do transporte coletivo, poderão saná-las, junto ao plantão da CET pelo 0800-7719194. 
 
História - Criado em 1992, o Triathlon Internacional de Santos tornou-se um evento oficial da cidade pela Câmara Municipal de Santos e, desde então, um dos maiores eventos do gênero no país. A competição, idealizada pela NA Sports, entrou para o calendário oficial do estado de São Paulo em 1997 e tem colaborado para o desenvolvimento do esporte no Brasil, bem como incentivado o intercâmbio com a presença de grandes nomes da modalidade. 
 
Vencedores - Na 24ª edição, os vencedores no masculino e feminino foram os brasileiros Marcus Fernandes e Luísa de Baptista Duarte. Fernandes é bicampeão consecutivo na prova e fechou a competição com 01:41:41.710. 
 
No último ano Luísa quebrou a invencibilidade de Carla Moreno e finalizou a competição com o tempo de 01:57:37:850. 
 
Confira a galeria dos campeões:
 
2015 - Marcus Fernandes (BRA) e Luisa de Baptista Duarte (BRA)
2014 - Marcus Fernandes (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2013 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2012 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2011 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2010 - Reinaldo Colucci (BRA) e Nina Kraft (EUA)
2009 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA) 
2008 - Paulo Henrique Miyashiro de Abreu (BRA) e Carla Moreno (BRA)
2007 - Paulo Henrique Miyashiro de Abreu (BRA) e Nina Kraft (ALE) 
2006 - Oscar Galindez (ARG) e Carla Moreno (BRA)
2005 - Victor Plata (USA) e Carla Moreno (BRA)
2004 - Victor Plata (USA) e Gisele Bertucci (BRA)
2003 - Oscar Galindez (ARG) e Sandra Soldan (BRA)
2002 - Doug Friman (USA) e Carol Montgomery (CAN)
2001 - Oscar Galindez (ARG) e Michelle Jones (AUS) 
2000 - Oscar Galindez (ARG) Suzane Nielsen (DIN) 
1999 - Greg Welch (AUS) e Michelle Jones (AUS) 
1998 - Oscar Galindez (ARG) e Michelle Jones (AUS)
1997 - Olivier Marceau (FRA) e Michelle Jones (AUS)
1996 - Leandro Macedo (BRA) e Michelle Jones (AUS)
1995 - Ken Glah (USA) e Carol Montgomery (CAN)
1994 - Oscar Galindez (ARG) e Carol Montgomery (CAN)
1993 - Oscar Galindez (ARG) e Melissa Mantak (USA) 
1992 - Scott Molina (USA) e Sylvian Puntous (CAN)
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook