Alemão vence a primeira etapa do Tour de France 2013

O alemão Marcel Kittel venceu no sábado, dia 29 de Junho, a 1ª etapa do Tour de France 2013 / Foto: Presse Sport / B.Papon / Tour de France

França - O alemão Marcel Kittel venceu no sábado, dia 29 de Junho, a 1ª etapa do Tour de France 2013. Os ciclistas percorreram 213 quilômetros entre as cidades de Porto-Vecchio e Bastia. Com o resultado, o sprintista garantiu a camiseta amarela dada aos líderes da competição. 
 
O ciclista da Argos venceu a prova disputada no sprint final. O alemão, que venceu pela primeira vez uma etapa da Volta da França, conseguiu levar a melhor sobre o norueguês Alexander Kristoff (Katusha) e o holandês Danny van Poppel (Vacansoleil), que terminaram respetivamente na segunda e terceira colocação.
 
Alguns minutos antes dos vencedores completarem a primeira etapa do Tour, uma queda cinematográfica envolveu vários ciclistas, como o britânico Mark Cavendish (Omega Pharma-Quickstep), apontado por muitos como o ciclista mais veloz do mundo, o eslovaco Peter Sagan (Cannondale), e o espanhol Alberto Contador (Saxo-Tinkoff), que dispensa comentários. 
 
A queda teria sido provocada depois que a organização decidiu a poucos quilômetros da linha de chegada mudar o local do final da etapa, depois que o ônibus da equipe Orica GreenEdge ficou preso ao banner no topo da linha de chegada, o que impossibilitava a chegada dos ciclistas naquele local. 
 
A confusão tomou conta de onde seria a bandeirada final da etapa. A organização chegou a anunciar a mudança no trajeto aos ciclistas e esse teria sido o motivo da queda. Apesar da confusão, o ônibus teve os pneus esvaziados e conseguiu seguir em frente, permitindo que os ciclistas completassem sem problemas a etapa no local que havia sido proposto. 
 
O condutor do ônibus da Orica-GreenEdge pediu desculpas pelo incidente: "Não sei se fiquei famoso ou se agora sou odiado. Estou péssimo, mas acabou tudo bem e ninguém ficou chateado", lamentou Garikoitz Atxa, um antigo ciclista espanhol, que no sábado viveu o primeiro dia de trabalho como motorista da Orica-GreenEdge. 
 
"Foi o meu primeiro dia dirigindo o ônibus, por isso não foi um bom começo. Espero que mantenham a confiança em mim. Tentei dormir, mas tinha muita coisa na cabeça. A equipe foi muito simpática e compreensiva comigo e estou grato pelas coisas positivas que me disseram. Só posso pedir desculpa", contou. Apesar da compreensão dos responsáveis, a Orica-GreenEdge foi multada por "não ter respeitado o limite horário estabelecido para os veículos chegarem à linha de chegada".
 
Apesar da queda ter sido antes dos três quilómetos finais, a organização do Tour de France 2013 decidiu atribuir o mesmo tempo a todos os ciclistas que continuam na disputa.
 
Resultados da 1ª etapa:
 
1.º Marcel Kittel (Alemanha/Argos), 4:53.46 horas
2.º Alexander Kristoff (Noruega/Katusha), m.t.
3.º Danny van Poppel (Holanda/Vacansoleil), m.t.
4.º David Millar (Grã-Bretanha/Garmin), m.t.
5.º Matteo Trentin (Itália/Omega Pharma-Quick-Step), m.t.
6.º Samuel Dumoulin (França/AG2R), m.t.
7.º Greg Henderson (Nova Zelândia/Lotto), m.t.
8.º Juergen Roelandts (Bélgica/Lotto), m.t.
9.º Jose Joaquin Rojas (Espanha/Movistar), m.t.
10.º Kris Boeckmans (Bélgica/Vacansoleil), m.t.
183.º Murilo Fisher (Brasil/FDJ), m.t.